×

Maceió

Ação solidária movimenta festejos juninos da USF Galba Novaes

No embalo do Trio Carreteiros do Forró, os usuários do grupo de idosos da Unidade de Saúde da Família (USF) Galba Novaes, localizada no Conjunto Cleto Marques Luz, no Tabuleiro do Martins, anteciparam, nesta sexta-feira (13), as comemorações dos festejos juninos. Realizada pela equipe da unidade em parceria com os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), a festa incentivou o exercício da solidariedade nos participantes e na comunidade, estimulando a doação de cabelos para pacientes em tratamento contra o câncer.

“Estou feliz em poder, com uma atitude tão simples, deixar uma pessoa que está passando por um momento tão difícil um pouco feliz, melhorando sua auto-estima”, afirmou a técnica em enfermagem Lúcia Nascimento, que se preparava para doar 10 cm do cabelo depois da apresentação na quadrilha junina improvisada.

A ideia da ação solidária surgiu de uma primeira iniciativa de doação, feita pela diretora administrativa da unidade, Maria José Melo da Silva, a Lia, que cortou os longos cabelos cacheados rente à nuca, doando as madeixas para a confecção de perucas para crianças com câncer. Contagiada por esse espírito de solidariedade e certa de poder mobilizar a comunidade do Conjunto atendida pela equipe da unidade, “Lia” lançou a proposta, que ganhou o apoio da equipe do Nasf e da cabeleireira Raquel, usuária hipertensa cadastrada no local.

“Só nesta tarde de festa, conseguimos 6 doações. É nossa forma de mostrar que mesmo com dificuldades, podemos fazer muito por nossos usuários, pela comunidade onde atuamos e por outras pessoas. Neste caso, colaborando com a melhora da auto-estima de pessoas que enfrentam uma doença tão terrível como o câncer, estamos contribuindo para a melhoria de sua qualidade de vida e isso também é saúde”, frisou “Lia”, reforçando que a doação poderá ser feita durante os próximos 30 dias e depois, tudo o que for arrecadado será entregue à Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Apesar de não ter feito doações dos cabelos, os participantes do grupo de idosos da unidades também fizeram sua contribuição, mas em forma de alegria e animação – movida à comida típica da época, todas à base de milho – dançando muito forró e a quadrilha improvisada, comandada pela equipe do Nasf.