×

Maceió

Ação itinerante da Semas beneficia 100 famílias da capital

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou nesta terça-feira (26) mais uma ação de inclusão social direcionada às famílias referenciadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Bebedouro. Além dos atendimentos dos programas sociais do Cadastro Único (CadÚnico), os jovens atendidos pelo Cras também puderam emitir a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Uma maratona de mobilização foi realizada junto com a comunidade, na semana que antecedeu a ação, para a prestação de esclarecimentos sobre os Serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Abordagens sobre o Bolsa Família e outros programas, além do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) também estiveram entre as rodas de conversa com os usuários.

A coordenadora do Cras Bebedouro, Leila Araújo, disse que a comunicação com as comunidades é fundamental para o sucesso das ações itinerantes que têm como meta a cidadania. “Hoje estamos atendendo 100 famílias e é sempre importante, nesses momentos, falar sobre como o Cras as auxilia na busca por direitos. São pessoas que chegam aqui, na maioria das vezes, até mesmo sem a documentação civil básica. Aqui a gente faz o intermédio para a retirada dessa ou de outras necessidades e continua acompanhando os grupos familiares na busca pela autonomia”, disse Leila.

Dona Maria Marta era uma das usuárias que aguardava a vez de entrar na sala destinada aos entrevistadores do CadÚnico. Ao ficar sabendo dos inúmeros benefícios que podia ter a partir do momento em que já estivesse de posse do Número de Identificação Social, o Nis, ela não pensou duas vezes em se cadastrar.

“Eu pensava que esse cadastro só dava direito ao Bolsa Família, foi quando as meninas [funcionárias do Cras] me disseram que até do Pronatec [Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego] eu podia participar. Como era que eu ia saber disso, se elas não tivessem ido a minha casa, para me informar?”, destacou a dona de casa.

O Cras Bebedouro realiza atividades semanais do SCFV com idosos, mulheres e adolescentes. Nas próximas semanas, outras comunidades devem ser beneficiadas pela ação itinerante da Semas, que de janeiro até agora já beneficiou mais de mil famílias.