Foram 68.906 atendimentos em Maceió e Arapiraca, 23.074 pessoas beneficiadas, 34 parceiros e 1.075 voluntários. Mas o valor de iniciativas como a Ação Global, promovida no último sábado, dia 5, pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Rede Globo, pode ser medido pela transformação que provoca na vida das pessoas, ao oferecer acesso gratuito a serviços na área de cidadania, saúde, educação e lazer.
Com 23 anos de idade, Fabiano Santos Lima aguardava ansioso para tirar a foto e obter a 1ª via da Carteira de Identidade. O documento, afirmou, vai abrir novos caminhos na vida dele. “Com a Identidade, vou ter acesso a muitas coisas, como um emprego melhor e até poderei fazer um cartão de crédito. Isso aqui é bom demais, ajuda muito a gente”, declarou o jovem.
Bruna da Silva, 17 anos, estudante do 8° ano, disse que com o CPF e a Carteira de Trabalho que tirou na Unidade do Senai no Polo Multissetorial Governador Luiz Cavalcante (Tabuleiro) passou a se sentir “mais cidadã” e agora pode arrumar um emprego. O motorista de ônibus Paulo Moreira, 50 anos, aproveitou o tempo livre para medir a pressão. “Esta chance veio logo na minha folga, foi muito bom”, disse.
Este ano, pela primeira vez, as atividades foram realizadas em Arapiraca e, em Maceió, se concentraram no Polo Multissetorial, com ações na recém-inaugurada Unidade Sesi Francisco Araújo Silva. “O movimento foi dentro do esperado. As pessoas estão assimilando a realização deste evento aqui no Tabuleiro e com a sua continuidade, com certeza, ele vai se fixar aqui”, disse o colaborador do Sistema Fiea Jorge Adriani.
Na capital, duas convidadas especiais participaram da Ação Global. As atrizes globais Suzy Rêgo, atualmente na novela “Amor Eterno Amor”, e Marisol Ribeiro, a Melissa de “Morde e Assopra” abrilhantaram a festa da cidadania. “A gente percebe o brilho nos olhos das pessoas, que estão sendo respeitadas como cidadãs. Hoje [05/05] é um dia de muita realização”, disse Suzy Rêgo.
Esse trabalho somente é possível graças aos parceiros e voluntários. Entre eles, Davysson Barbosa, 15 anos, que há três colabora com a Ação Global, após ter visto a iniciativa na TV e ter gostado da ideia de ajudar as pessoas. “Responsabilidade social: quem pratica deixa a sua marca no futuro”, afirma, repetindo o lema do Sesi/AL. A Ação Global 2012 foi encerrada com muita emoção. Diante do juiz, 250 casais disseram o “sim” no casamento civil coletivo.