×

Maceió

Ação educativa dá início ao funcionamento de nova faixa exclusiva

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió deu início na manhã desta segunda-feira, 1º de junho, ao funcionamento da nova faixa exclusiva nas Avenidas Comendador Leão e Dona Constança, no Poço e em Mangabeiras, respectivamente. A ocasião foi marcada por uma ação educativa promovida pelo órgão, voltada a explicar o funcionamento da medida e esclarecer as dúvidas de condutores, passageiros e pedestres que passaram pela região.

Quando o sinal fechava, representantes da SMTT abriam um banner azul em que se lia “Respeite a faixa exclusiva” e distribuíam folders explicativos, enquanto bonecos gigantes vestidos com uma faixa azul fazendo alusão ao nome popular da faixa exclusiva chamavam a atenção de quem passava. O condutor Tiago de Oliveira trafegava pela Avenida Comendador Leão durante a ação e reconheceu os benefícios da medida implantada hoje. “A nova faixa azul é excelente, e eu digo isso porque também ando de ônibus e vejo como faz diferença”, conta.

De acordo com a diretora de Educação de Trânsito, Juliana Normande, o objetivo da ação é ajudar as pessoas a se acostumar com as mudanças nas avenidas que ganharam a nova faixa exclusiva. “Vamos estar aqui o mês inteiro, conversando com quem transitar e quem dirigir, tanto os condutores de veículos particulares quanto os motoristas de ônibus, como também com quem mora e quem trabalha aqui na Avenida Comendador Leão e na Dona Constança para explicar qual é a mudança e o porquê dessa mudança”, explica.

Além da ação com bonecos e folders, onde agentes de trânsito ordenavam o fluxo de veículos, fiscais da SMTT estiveram presentes em diversos pontos de parada de ônibus abordando passageiros de ônibus com panfletos explicativos e tirando dúvidas dos passageiros. O aposentado José Francisco aguardava um ônibus no local e se mostrou satisfeito com a implantação da nova faixa exclusiva. “Eu ando pela outra faixa azul, na Durval de Góes Monteiro e vejo que facilita muito, então acho que aqui vai melhorar também”, compartilha.

Ainda segundo a diretora, com o objetivo de garantir o melhor uso da nova faixa exclusiva, os folders explicativos distribuídos hoje também serão entregues em residências e estabelecimentos comerciais de ambas as avenidas no decorrer deste mês. O período de adaptação e educação dura 30 dias, e depois dele, já a partir do dia primeiro de julho, quem não obedecer às regras de funcionamento da faixa exclusiva será autuado.