A ação de vândalos continua causando grandes prejuízos à Superintendência de Iluminação Pública de Maceió (Sima). Nos últimos dias, o órgão registrou o furto de cabos, luminárias e outros equipamentos elétricos em diversas áreas da cidade, principalmente no bairro de Jaraguá.
Na Praça Marcílio Dias, os ladrões levaram três luminárias do tipo alfa, enquanto na Rua Sá e Albuquerque foram furtados cerca de 4 mil metros de cabos. Os vândalos também furtaram cabos e luminárias da Praça Dois Leões e da Rua Manuel Duarte. Também foram levados fios da ciclovia de Jaraguá. Na Jatiúca, foram furtados mais de dois mil metros de cabos elétricos.
O superintendente da Sima, Francisco Guedes, vai entrar em contato com o Comando de Policiamento da Capital para discutir formas de coibir as ações criminosas contra o sistema de iluminação pública. Quando não furtam os equipamentos, os vândalos tratam de danificá-los, provocando curto-circuito nos fios ou quebrando as caixas de proteção do sistema.
Um levantamento realizado no ano passado pela Sima e a Citeluz – empresa terceirizada que trabalha na instalação dos equipamentos de iluminação – revelou que, no período de janeiro a outubro, o prejuízo provocado pelo furto de equipamentos ficou em cerca de R$ 200 mil.