Trabalhadores da plataforma de petróleo Piranema, localizada em Estância, participaram da palestra sobre DST/AIDS durante atividades da Semana da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA), que é realizada anualmente. Os principais assuntos abordados foram a AIDS e a Sífilis para um público considerado prioritário para a Secretaria de Estado da Saúde (SES), que são os homens trabalhadores.
De acordo com o médico sanitarista e gerente do programa Estadual DST/AIDS, Almir Santana, o quadro de trabalhadores da plataforma é formado, em sua maioria, por homens, o que torna o local estratégico para a ação de prevenção.
“Uma das prioridades da Secretaria de Estado da Saúde é levar a informação para os locais de trabalho, mesmo que seja em ambientes de difícil acesso, como o da plataforma marítima de Piranema onde só é possível chegar de helicóptero. Foram feitos esclarecimentos sobre a AIDS e a Sífilis. Demos ênfase na Sífilis Congênita e na importância do uso da camisinha em todas as relações sexuais para evitar as doenças sexualmente transmissíveis. Não deixamos de ressaltar a importância desses homens na realização do pré-natal junto com as esposas e parceiras para que possíveis doenças, como a Sífilis, sejam tratadas em tempo oportuno e não atinjam os bebês”, disse Almir Santana.
“Aproveitamos o momento para mostrar que todas as pessoas precisam ser alertadas para o risco que podem correr quando não usam camisinha nas relações sexuais. Infelizmente, os dados nacionais mostram que há um crescimento dos casos de AIDS no Brasil e em Sergipe, principalmente, na população mais jovem, que está na faixa etária de 15 a 24 anos. Esse público está usando menos o preservativo”, esclarece Almir.
“Houve uma grande interação dos funcionários com a palestra. Eles fizeram vários questionamentos, principalmente, com relação ao teste do HIV e as consequências da Sífilis para as crianças e também para o adulto”, complementou o gerente do programa de DST/AIDS da SES, que acrescentou a necessidade de realização do Teste Rápido com frequência para diagnóstico precoce e início do tratamento o mais cedo possível.
Plataforma de Piranema
Piranema é a primeira plataforma redonda de petróleo do mundo e é flutuante. Está localizada no litoral sergipano, em Estância, a uma distância de 37 quilômetros de Aracaju e opera a uma profundidade de mil a 1,5 mil metros.
