×

Alagoas

Ação de combate a focos do aedes aegypti mobiliza estudantes

Estudantes da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) visitaram na manhã desta quinta-feira (1) as instalações do prédio sede da universidade, assim como outros órgãos públicos localizados no bairro do Trapiche, para identificar possíveis focos de larvas de aedes aegypti.

A iniciativa é da Pró-reitoria Estudantil (Proest), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Na ação, os estudantes vistoriaram também as instalações do Hemoal, Hospital Geral do Estado, Hospital Escola Helvio Auto e outras instituições localizadas nas imediações da universidade.

“Esta iniciativa busca, além de envolver o aluno em práticas de saúde pública, promover mecanismos para que a comunidade participe e se conscientize que a responsabilidade é de todos”, afirmou o reitor em exercício da Uncisal, Paulo Medeiros.

Também presente à atividade, a Secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, destacou que é preciso estar alerta. “Devemos tomar todos os cuidados com os depósitos de água e outros locais que possam ser focos de proliferação de mosquitos para não ter novamente o surto de zika, dengue e febre Chicungunya e evitar a grande tragédia que foi a microcefalia. Temos que fazer nosso papel”, disse a secretária.

Dados

Segundo estatísticas da Sesau, até o momento, em 2016, em Alagoas, foram registrados 21.288 casos de dengue, 7.878 casos de zika e 17.096 casos de febre chikungunya.