×

Maceió

Ação de cidadania alerta sobre a prevenção de acidentes no trabalho

Para alertar a população sobre a importância da prevenção de acidentes laborais, alagoanos e turistas participaram de uma ação de cidadania no espaço de lazer da Ponta Verde, neste domingo (27), Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Durante toda a manhã, foram desenvolvidas diversas atividades de lazer e exames profiláticos.

Verificação de pressão arterial, glicemia, análise de Índice de Massa Corporal (IMC), ginástica laboral, massoterapia e vacinação foram alguns dos serviços oferecidos. A pedagoga goianense Suleia Leão aproveitou o passeio de férias pela orla de Maceió para verificar a saúde da mãe, Maria Leão Cardoso, que é hipertensa e diabética.

“Gostei bastante da iniciativa que desperta sobre a importância dos cuidados com a saúde. Os profissionais verificaram que a pressão de minha mãe realmente está alta e a nutricionista ainda nos orientou sobre a alimentação necessária”, disse a pedagoga, que visita Maceió pela primeira vez.


Durante a ação, houve exposição de equipamentos de proteção individual, dicas de saúde e distribuição de panfletos informativos. Para a psicóloga Eliana Lessa, a ação é importante para incentivar os trabalhadores sobre a qualidade de vida no ambiente laboral. “A iniciativa é fundamental para melhorar também a qualidade de vida de todos que passam por aqui”, disse ela, que passeia todos os domingos pelo espaço de lazer.

Com o objetivo de conscientizar os trabalhadores sobre um dia a dia com segurança, a diretora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde (Cerest/Sesau), Gardênia Santana, alertou sobre as políticas de prevenção de acidentes no trabalho.

Segundo a diretora do Cerest, além dos cuidados no ambiente de trabalho, é preciso informar sobre a importância do lazer, alimentação e saúde para os trabalhadores. “Para obter resultados, é fundamental um trabalho de intersetorialidade, com ações que reúnem vários órgãos em prol da qualidade de vida do trabalhador”, disse.