×

Alagoas

Ação da Ufal promove educação e gentileza no trânsito

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizou, na última quarta-feira (13), uma ação educativa nas duas principais vias de acesso do Campus A.C. Simões, em Maceió. A iniciativa, uma parceria com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), está sendo realizada em todo o Brasil e faz parte da campanha #UfalNoMaioAmarelo, que tem o objetivo de chamar a atenção de condutores e pedestres para a necessidade de obedecer as normas de trânsito, evitando acidentes ou transtornos neste espaço da Universidade.

Foram abordados condutores de ônibus, estudantes, servidores, taxistas, motociclistas, ciclistas, visitantes e pedestres. Para o estudante do curso de Pedagogia, Marcos Almeida, a campanha é excelente. “Essa é uma questão de cultura e educação, por isso se deve utilizar a informação, ensino e a conscientização para que se aprenda a fazer o que é correto. É o trabalho individual que constrói o coletivo, quando cada um faz a sua parte colabora para a formação do todo”, pontuou o acadêmico.

A ação

Durante toda a manhã, a equipe de arte e educadores de trânsito da SMTT, sob a coordenação de Pierre Dalmeida, distribuiu folhetos educativos que promovem a gentileza no trânsito, adesivos que apoiam a relação de respeito entre motorista e ciclista e orientaram o público quanto aos perigos e riscos que correm, podendo ser evitados.

Segundo Pierre, o espaço acadêmico é propício para esse trabalho que ressalta a importância de se estar sempre atento no trânsito. “Voltada para os condutores de veículos que usam o acesso da Ufal. Esta ação visa orientar quanto ao repeito pela sinalização das vias, ao uso obrigatório do cinto segurança, ao excesso do limite de velocidade (40km), ao uso do celular conduzindo o veículo e à combinação perigosa do consumo de álcool com a direção”, relatou o coordenador da equipe.

Durante a abordagem, o motorista de ônibus que trabalha na linha 706 – Eustáquio Gomes-Ponta Verde, Paulo de Lima, ressaltou que esta ação veio em boa hora. “Esse trabalho deve ser realizado com frequência, é importante para nós, motoristas e também para os pedestres, receber essas informações e orientações”, afirmou o rodoviário.