Ação comunitária no Cras beneficia moradores do Jacintinho
Uma ação comunitária no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sônia Sampaio, equipamento social da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), beneficiou dezenas de moradores do bairro do Jacintinho com ações de direitos e cidadania. A população teve acesso a serviços de saúde, educação e assistência social.
O objetivo da ação foi proporcionar o acesso aos direitos e estimular a reflexão sobre possibilidades de construção de novos papéis sociais e culturais dos participantes. A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, acompanhou as ações realizadas e participou da conclusão do curso de fabricação de sabonetes e embalagens, que contribui com a geração de renda aos participantes.
“É importante observar como as ações da Política de Assistência Social do município de Maceió com outras instituições parceiras contribuem para a melhoria de vida da população que é referenciada pelo Cras Sônia Sampaio”, revela a secretária.
O coordenador do Cras Sônia Sampaio, Ricardo Andrade, destaca que as ações comunitárias são frutos das parcerias desenvolvidas com a Escola Municipal Lenilton Alves, o Soprobem – através do Projeto “Caminho Certo”, Unit, Estácio/Fal, Casa de Direitos, Conselho Tutelar e Senar.
Os participantes da ação comunitária ouviram uma palestra sobre a atuação do Conselho Tutelar e a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Receberam orientações sobre o funcionamento da Casa de Direitos, prevenção de doenças como hipertensão, diabetes e saúde bucal e ainda realizaram inscrição no Cadastro Único.
Foram oferecidos serviços de verificação da pressão arterial pelos estudantes e professores dos cursos de fisioterapia e enfermagem da Estácio/Fal e Unit. Técnicos da SMTT orientaram sobre a aquisição do Cartão Bem Legal e a credencial de estacionamento. Os participantes ainda tiveram a chance de ganhar brindes que foram sorteados durante a realização das atividades.
O estudante do nono ano do curso de fisioterapia da Unit, Jonathan Peixoto, diz que o objetivo da ação é fornecer orientações sobre a saúde e qualidade de vida para a população. “Trabalhamos com exercícios para flexibilizar e relaxar o corpo e ainda fizemos a análise da pisada para saber o calçado adequado para os pés”, explica o universitário.
A professora de enfermagem da Estácio/Fal, Linda Concita Araújo, conta que foram realizados cerca de 70 atendimentos de verificação da pressão arterial e cerca de 50 atendimentos na fisioterapia.
O gestor de projetos sociais do Soprobem, Felipe Nobre, diz que a iniciativa faz parte das atividades do projeto “Caminho Certo”, uma parceria entre o Soprobem, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e a Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
“Em 2016, a meta é capacitar 60 jovens do Jacintinho em situação de vulnerabilidade social e propiciar a eles a formação no curso de auxiliar administrativo. O projeto começou há dois meses e já inseriu quatro jovens aprendizes no mercado de trabalho. Eles foram empregados no Banco do Brasil e cada um passou a receber um salário mínimo. Em 2017, o projeto já conta com uma fila de espera de 30 jovens inscritos”, revela Felipe.
