Ação aconteceu no Centro da cidade
Uma ação educativa da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), o Sesc/AL e a Aliança Comercial, no Centro de Maceió, teve o intuito de alertar a população sobre a importância da prevenção para evitar o adoecimento e afastamentos temporários do ambiente do trabalho causados por Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids.
A ação aconteceu durante todo o dia desta terça-feira (08) e contou com profissionais de saúde e técnicos que estiveram no local reforçando, junto à população trabalhadora, a importância da prevenção para evitar o adoecimento e a redução do preconceito contra o portador do vírus da Aids no ambiente de trabalho.
“A ação foi preparada com o objetivo de despertar o trabalhador para uma atitude preventiva, mas também para informá-lo acerca dos seus direitos e da assistência a ser dada pela empresa, além de incentivar a redução do preconceito contra o portador do vírus da Aids no ambiente de trabalho”, afirma a assistente social do Programa de DST, Aids e Hepatites Virais da SMS, Tereza Carvalho.
De acordo com a assistente social, apesar de ter havido, em relação ao mesmo período do ano passado, uma redução no número de casos de Aids na faixa etária de 15 a 49 anos, o total de 66 casos detectados até o final de julho é considerado preocupante pelo município, que realiza campanhas de prevenção e testagem regularmente.
Para atingir os objetivos da ação, as equipes disponibilizaram preservativos masculinos e femininos e repassando informações e orientações acerca das DSTs e Aids, além de outras atitudes de prevenção segura. Na oportunidade, também foi feita a divulgação dos serviços de saúde que oferecem aos usuários aconselhamento, testagem e tratamento adequado em caso de apresentação de sintomas ou sinais dessas doenças.
Paralelamente, uma equipe de profissionais da SMS, Sesc/AL, Senac/AL e Aliança Comercial estiveram percorrendo diversas empresas para levar a mensagem de prevenção aos trabalhadores em seu próprio local de trabalho, lembrando que o adoecimento causa prejuízos tanto ao indivíduo quanto à economia local.
A atividade foi realizada para marcar o Dia Nacional de Prevenção à Aids no Local de Trabalho, sendo direcionada principalmente à população economicamente ativa, que tem sua produtividade prejudicada pela ocorrência dessas doenças. Dentro dessa proposta, foram disponibilizadas serviços como aferição de pressão arterial, medição de glicemia, distribuição de preservativos e informações/orientações acerca das DSTs e Aids, além da divulgação dos serviços de saúde que oferecem aos usuários aconselhamento, testagem e tratamento adequado em caso de apresentação de sintomas ou sinais dessas doenças.
