×

Alagoas

Acadêmicos da Uncisal concluem estágio no Serviço de Atendimento Móvel

Estudantes do curso de medicina da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) concluíram, nesta terça-feira (18), o estágio supervisionado em Atendimento Pré-Hospitalar de Urgência e Emergência no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Samu, e a Uncisal.

“O objetivo deste estágio é garantir a capacitação especializada para atuação no Samu”, explicou a orientadora do estágio e médica do Samu, Sandra Gico.
Ela destaca o compromisso da Sesau em assegurar capacitação continuada dos socorristas que atuam no serviço e a parceria entre a Sesau e a Uncisal que é primordial para garantir treinamento de excelência aos futuros socorristas.

Durante o estágio, os estudantes do 5º ano do curso de medicina participaram de aulas teóricas e do atendimento no Samu, para acompanhar os casos atendidos pelos profissionais que atuam na Unidade de Suporte Avançado (USA), sempre com a supervisão de um médico da instituição.

Os acadêmicos apresentaram, como parte da conclusão do estágio, um relatório sobre um atendimento. “Durante o período do estágio pude sentir a importância do trabalho de equipe e o esforço de todos os profissionais do Samu para salvar vidas”, destacou o estudante José Carlos.

Além de vivenciarem toda a rotina do atendimento pré-hospitalar, os estudantes também tiveram aulas práticas em relação aos cuidados que os profissionais da equipe devem ter na cena da ocorrência de um acidente. “O treinamento prático garante aos futuros profissionais a experiência para garantir a própria segurança e a da equipe”, reforçou Sandra Gico.

Durante o curso, foram abordados temas sobre os traumas de tórax e abdômen e de extremidades; doenças circulatórias; urgências psiquiátricas; lesão por eletricidade; sofrimento respiratório agudo (criança e adulto); queimaduras; Traumatismo Crânio Encefálico (TCE); trauma de face; urgências obstétricas; traumas na gestante; imobilização e, também, sobre a Política Nacional de Humanização (PNH).