Para garantir maior agilidade no processo de recadastramento biométrico dos eleitores da 13º zona eleitoral, que abrange a cidade de Penedo e seus respectivos povoados, acadêmicos de Direito da Faculdade Raimundo Marinho (FRM) foram selecionados para auxiliarem na tarefa. De acordo com o Dr. Claudemiro Avelino, juiz eleitoral de Penedo, os estudantes serão treinados para que, posteriormente, atuem no recadastramento dos eleitores penedenses.
Ainda segundo o Dr. Claudemiro, a participação dos acadêmicos é de extrema importância para que a meta seja alcançada. “O recadastramento biométrico em Penedo estava sendo realizado com o auxilio de poucas pessoas e isso estava sendo inviável. Por conta disso resolvemos pedir um reforço à Faculdade Raimundo Marinho para que o processo seja realizado a contento e os eleitores de Penedo possam ser recadastrados mais rapidamente”, declarou o magistrado.
Os acadêmicos selecionados deverão comparecer, a partir das 8 horas desta sexta-feira, 15 de julho, na sede do Cartório Eleitoral, que fica localizado na Rodovia Engenheiro Joaquim Gonçalves, 74, bairro Santa Luzia, próximo à Codevasf, em Penedo, para que o convênio seja legalmente formalizado.
O recadastramento biométrico na cidade de Penedo teve início no dia 05 de julho e se estenderá até o dia 15 de dezembro. Dentro desse prazo, os cerca de 40 mil eleitores cadastrados na 13ª zona eleitoral, deverão comparecer das 8 às 14 horas no Cartório Eleitoral para realizar o recadastramento. Às 7h30min desses dias em que será realizado o cadastramento biométrico em Penedo, serão distribuídas senhas de atendimento para os eleitores.
Os eleitores deverão procurar o cartório munidos do título de eleitor, documento oficial de identificação e comprovante de residência atual. Os eleitores que não votaram e não justificaram nas últimas eleições deverão apresentar ainda o comprovante de quitação de multa eleitoral. Já os agricultores e pescadores, além desses documentos mencionados, deverão apresentar ainda, no ato do cadastramento, um documento de comprovação da profissão.
É importante ressaltar que o eleitor que não participar do processo de revisão biométrica terá o título eleitoral cancelado e isso implica em sérios prejuízos como o impedimento de nomeação a cargo público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino, obtenção de passaporte ou carteira de identidade, dentre outras punições previstas pelo Código Eleitoral Brasileiro.
Confira a lista dos acadêmicos selecionados:
– Alysson Reis Queiroz
– Bruno Góes Gonçalves
– Cássio da Silva Pacheco
– Claumadson Silva dos Anjos
– Daniel Gomes Chagas Pereira
– Hugo André Rocha Monteiro
– Ivacy Gonçalves Soares
– Jhonata Renata Barbosa da Silva
– Joyce Monteiro Rodrigues Pereira
– Juliana Cristina Gusmão Leandro
– Julio Cesar Oliveira da Mata
– Kandyda Helloyza Rodrigues Bastos Silva
– Lucas Raphael Araújo Nunes
– Patrícia Barbosa dos Santos
– Paulo Hertz Santos Silva
– Riclaime Silva de Castro
– Rodrigo Peres
– Rosana das Chagas Santos
– Tamyres Bezerra Monteiro