A partir da próxima segunda-feira, 05, está aberto o processo seletivo para preenchimento de cinco vagas de sócios efetivos da Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências (Aplacc). O prazo se estenderá até o dia 30 de junho e não deve ser prorrogado.
De acordo com o edital, o candidato que tiver interesse em ingressar na Aplacc deverá apresentar, no ato de sua inscrição, os seguintes documentos – critérios para inclusão:
– Ser detentor de diploma de nível superior ou reconhecido publicamente como portador de notório saber na sua área de atuação comprovada por, no mínimo, três declarações emitidas por instituições culturais, artísticas ou científicas de abrangência estadual;
– Carteira de Identidade (cópia autenticada em cartório);
– Cadastro de Pessoa Física – C.P.F. do Ministério da Fazenda (cópia autenticada em cartório);
– Apresentação de publicações (livros, revistas, periódicos, obras de arte artesanal ou musical);
– Ser residente e domiciliado em Penedo, há mais de 12 (doze) meses, apresentando comprovante de residência;
– Requerimento ao presidente da Academia solicitando a autorização para concorrer ao pleito.
Ainda segundo o edital que regulamenta o processo seletivo, a ausência de um dos documentos acima mencionados implicará no indeferimento do pedido de inscrição do candidato. As inscrições deverão ser feitas na sede da Academia, localizada na Casa de Aposentadoria, na Praça Barão de Penedo, s/nº, Centro Histórico de Penedo, no horário comercial.
A 2ª etapa da seleção será realizada no dia 1º de julho, a partir das 14 horas, na sede da Academia, com apresentação de memorial seguida de entrevista com banca avaliadora.
A Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências foi fundada em 03 de setembro de 1963 pelos intelectuais penedenses: professor Maurício de Oliveira Gomes; escritor Ernani Otacílio Méro; Dr. José do Patrocínio Rocha; jornalista Carlos Santa Rita; Dr. Raimundo Marinho; Dr. Francisco Guerra; Cônego Hildebrando Veríssimo Guimarães; Padre Dermevam Ferreira Lima e Dr. Alcides dos Santos Andrade. Nascia ali a instituição mais consistente no tocante à preservação da tradição literária e da cultura em Penedo. Primeiramente, foi criada a APL – Academia Penedense de Letras, no ano de 1963. No ano 2005, ela se desenvolveu, estendeu sua abrangência e tornou-se a atual APLACC – Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências.
Clique AQUI e confira o edital!
