Evento acontecerá no secular Theatro Sete de Setembro
Os amantes da poesia terão uma grande oportunidade para ouvir, cantarolar ou apenas declarar versos graças ao “7º Recita Penedo”, evento promovido pela Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências (APLACC) que será realizado no dia 07 de dezembro no histórico município, localizado a 160 km da capital Maceió.
De acordo com o presidente da APLACC, Valfredo Messias dos Santos, o evento busca retomar essa tradição que perdurou por quase todo o século XIX em Penedo, quando era comum a realização dos famosos saraus literários nas residências das famílias tradicionais da cidade. Agora, graças a Academia Penedense, o Recita Penedo será retomado com o objetivo primordial de incentivar à produção cultural e à preservação e resgate dos valores que fizeram de Penedo o berço da cultura alagoana.
“Nessa sétima edição, o Recita Penedo trará onze textos previamente selecionados, que serão recitados por recitadores e atores penedenses como Fernando Arthur, Claudia Helena Tavares, Júnior Dantas, Emanuel Silva, Ronaldo Luiz dos Santos (o Ronaldo da Cooperativa), Ana Maria Ribeiro e Maurício Gomes Filho. Os textos, na verdade, são letras de canções compostas por grandes compositores nacionais e alguns estrangeiros, letras que, por sua reconhecida qualidade, podem ser considerados verdadeiros poemas. Em um segundo momento, será aberto espaço para a participação do público presente (estudantes das redes pública e particular, poetas, convidados ou qualquer pessoa da plateia) que queira subir ao palco e recitar um poema de sua autoria ou de um poeta de sua preferência”, esclareceu o presidente da APLACC.
O 7º Recita Penedo acontecerá no Theatro Sete de Setembro, a partir das 19 horas do dia 07 de dezembro e contará também com a participação dos músicos penedenses Antônio Vinícius (sax) e Francis Batista (voz e violão), além da presença do ator alagoano Chico de Assis, um dos maiores nomes das artes cênicas em Alagoas, com participações em produções da Rede Globo de Televisão (“Memorial de Maria Moura” e “Irmãos Coragem”) e do cinema nacional (“Deus é brasileiro”), que fará uma apresentação especial no encerramento do evento, recitando textos da sua performance “Guerreiros de Jorge” (recital reunindo poemas do poeta maior alagoano, Jorge de Lima), dentre outros poetas locais e universais.
A coordenação do evento está a cargo de comissão organizadora formada pelos acadêmicos Dimas Patriota, Valfredo Messias dos Santos, Wilton Lisboa Lucena e Francisco Araújo Filho, com entrada franca e convite extensivo a toda comunidade penedense.
