×

Cultura

Academia Penedense de Letras divulga classificados no dia 22 de novembro

Nesta edição, 120 trabalhos de vários estados foram inscritos nas duas modalidades

Com as inscrições encerradas no último dia 25 de outubro, o Concurso “Cidade do Penedo de Poesia e Conto”, realizado pela Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências (APLACC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, tem continuidade com o trabalho de análise dos textos regularmente inscritos nas modalidades poesia (adulto e juvenil) e conto (só adulto).

Segundo o presidente da APLACC, Valfredo Messias dos Santos, nesta sua quarta edição, o certame contou com 120 trabalhos inscritos nas duas modalidades, registrando trabalhos de várias partes do Brasil, com autores residentes em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, além de um concorrente moçambicano (residente no Brasil). “Vale registrar que 75% das inscrições foram feitas na categoria juvenil, o que demonstra o interesse dos jovens e do estudante penedense neste tipo de evento, com destaque para o trabalho realizado pela equipe e professores da rede municipal de ensino”, ressaltou o presidente.

Ainda segundo Valfredo Messias, tanto os textos inscritos na categoria Poesia quanto os da modalidade Conto, (ambos na Categoria Adulto), serão julgados por uma única comissão formada pelas professoras Marciana Barros Correia de Souza, Rosana Trevisol Seibt (estas duas pertencentes ao corpo docente do Instituto Federal de Alagoas-IFAL, campus Penedo) e pela professora Márcia Brito Nery Alves (titular da Faculdade Raimundo Marinho), todas com formação na da área de Letras.

O presidente esclareceu ainda que a opção de formar uma única comissão para avaliar os texto das modalidades poesia e conto se deu devido ao reduzido número de contos inscritos (apenas 5 concorrentes), ficando o julgamento Poesia/Categoria Juvenil a cargo de uma segunda comissão formada pelos poetas, membros da APLACC, João Pereira Júnior, Maria Núbia de Oliveira e Moézio de Vasconcelos Costa Santos.

Avaliação dos trabalhos

Iniciado o período de avaliação pelas comissões, cada membro, após analisar todos os trabalhos inscritos, concederá, separadamente, uma nota entre o mínimo de 1 e máximo de 5 pontos, devendo os membros das comissões reunir-se no próximo dia 18 de novembro para efetuar o somatório das notas e decidir possíveis pendência, inclusive no caso da ocorrência de empate, decidindo assim os vencedores do Concurso nas duas modalidades/categorias, com a indicação do 1º, 2º e 3º colocados, além de mais 7 agraciados com Menção Honrosa.

Após receber o resultado das mãos das comissões, a Academia Penedense de Letras entrará em contato com os classificados (via telefone, e-mail ou telegrama), convidando-os para a solenidade de entrega da premiação, que acontecera no dia 06 de dezembro, no palco do Teatro Sete de Setembro. O evento terá entrada gratuita.