Academia de Letras e Artes será lança no município de Neópolis
O cenário cultural de Sergipe vem se fortalecendo com a disseminação das Academias de Letras em pólos culturais fora da sua capital Aracaju. A exemplo de outras cidades sergipanas agora chegou a vez de Neópolis, no baixo São Francisco, mostrar que a Cultura também faz parte de seu universo.
Com criação datada de 25 de julho do corrente ano, a Academia de Letras e Artes de Neópolis (ALANE) que tem como patrono o Filósofo, Músico e Poeta Trovador Neopolitano Monsenhor José Moreno de Sant’Ana, chegou com a promessa de ser um diferencial na região.
Inspirada no modelo da Academia Francesa de Letras, em cujos moldes se inspiraram a Academia Brasileira e a Academia Sergipana de Letras, o novo Sodalício será instalado no próximo dia 20 de Novembro de 2015 com o beneplácito da Academia Sergipana de Letras.
De acordo com os idealizadores do projeto, a academia surge do trabalho de um grupo de abnegados cidadãos Neopolitanos envolvidos com a produção do saber e que pretendem com a criação da Academia promover a difusão da cultura e o incentivo às letras e artes, bem como a preservação do folclore e tradições populares.
Até o momento, fazem parte do grupo os seguintes cidadãos com alma neopolitana: Aderbal Bastos Barroso, eleito Presidente; Alaíde Menezes de Rezende, Alex Martins do Nascimento, Hélio Santos Leotério, Floracy Queiroz Vieira da Silva, José Antônio Vieira Vasconcelos, Lindete Amorim Santos, Manoel Humberto Gonzaga Lima, Nando Marques, Roberto Batista Cruz, Edílson Santana Silva, Maria Jésia Vieira, Milton Barboza da Silva e Deolando Vieira.
