×

Maceió

Academia da 3ª idade, no Benedito Bentes, completa um ano

A Academia da Terceira Idade (ATI), uma iniciativa da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Maceió (Semel), completa um ano de vida proporcionando à população do complexo Benedito Bentes a oportunidade de melhorar a sua qualidade de vida, com a prática regular de exercícios físicos. A academia ao ar livre, pioneira em Alagoas, chama a atenção de quem passa pelo terminal de ônibus do bairro. As atividades são concentradas no coreto da Praça Padre Cícero, hoje transformada pelo esporte.

De acordo com o professor Siderlane Mendonça, um dos coordenadores do projeto, as aulas ocorrem sempre as segundas, quartas e sextas-feiras, em três horários: 6h às 8h; 15h30 às 17h30; e 19h às 20h. “Já estamos avaliando a possibilidade de criarmos uma quarta turma no período da noite, já que a demanda tem sido muito grande”, explica o coordenador, acrescentando que as atividades são supervisionadas por dois professores de Educação Física, além de seis monitores voluntários.

Segundo o professor, a iniciativa busca também, atingir o público jovem, para que eles possam se tornar idosos saudáveis. “Os exercícios físicos, além de proporcionar uma vida mais saudável, evitam doenças, que hoje em dia estão atingindo até os jovens, como a artrose e a osteoporose. Temos 10 máquinas ao todo, e realizamos diversas atividades para fortalecer a estrutura muscular e óssea dos alunos. Também realizamos exercícios aeróbicos, com alteres e tornozeleiras, entre outras atividades”, acrescenta Siderlane.

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Gustavo Toledo, a ATI é um exemplo em todos os sentidos. “A academia foi inaugurada com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva, e, desde a sua criação, elevou a qualidade de vida da população do Benedito Bentes. Com livre acesso ao público, além de melhorar a saúde dos alunos, aumenta também a autoestima de centenas de pessoas” disse o secretário, acrescentando que o projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Prefeitura Comunitária do Benedito Bentes.