
Ednaldo Holanda, presidente da AAM
Na noite do dia 18 de outubro de 1994, Dia do Médico, um grupo de 40 grandes nomes da medicina no Estado tomou posse na primeira Academia Alagoana de Medicina (AAM). Para comemorar esse encontro, que já dura quase 17 anos, a AAM lança, na próxima quarta-feira, 15 de junho, o livro “Academia Alagoana de Medicina – De 1994 a 2010”, um compêndio sobre a história da academia e de seus integrantes, antecessores e patronos.
De acordo com o presidente da AAM, Ednaldo Francisco de Holanda Silva, o livro, cujo lançamento acontece às 19h30, no auditório do Conselho Regional de Medicina (Cremal), resgata um pouco da breve história da Academia, hoje composta por 45 membros e 45 patronos, registrando as trajetórias de todos os imortais e suas respectivas contribuições para o desenvolvimento da medicina em Alagoas.
Seguindo o modelo da mais antiga das entidades médicas, a Academia Nacional de Medicina, A AAM (que hoje integra a Federação Brasileira das Academias de Medicina) nasceu da ideia de um grupo de médicos formado por Antônio de Pádua, José Wanderley, José Costa Lima, Milton Hênio e Agatângelo Vasconcelos.
“Pretendemos, com o livro, dar nossa contribuição e reverência à memória da medicina em Alagoas e demonstrar o nosso agradecimento a cada acadêmico, membro titular, antecessor e patrono, pela excelência e pela inspiração”, afirmou Ednaldo Holanda, chamando a atenção também para o teor documental da publicação.
Em sua apresentação, o médico Milton Hênio Netto de Gouvêa, Presidente de Honra Vitalício da AAM, também resumiu o espírito do livro: “Procuramos homenagear os colegas que no passado se destacaram, como os patronos dessa Academia, e os que lutam nos dia de hoje por uma medicina ética e humanizada. Este livro será a lembrança de nossa passagem pela medicina de Alagoas para os que vierem depois”.
Na abertura da solenidade de lançamento, serão homenageados os presidentes do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luiz D´Avila e da Federação Brasileira de Academias de Medicina, José Leite Saraiva.
Em seguida, o médico Milton Hênio irá discorrer sobre a história da AAM, que teve como Presidente de Honra Vitalício o saudoso IB Gatto Falcão. Para finalizar o evento, o médico Álvaro Antônio Machado, membro da AAM e secretário de Estado do Gabinete Civil, fará a apresentação do livro.
Serviço:
Coquetel de Lançamento do livro
“Academia Alagoana de Medicina – De 1994 a 2010”
Data: 15 de junho (quarta-feira), às 19h30
Local: Auditório do Conselho Regional de Medicina (Cremal) – Rua Fausto Correia Wanderley, 90, Pinheiro.