A Previdência Social avisa que a Central 135 volta a funcionar das 7h às 22h, de segunda a sábado, para todo o País, a partir da próxima semana. A alteração no horário de atendimento da Central ocorreu no Distrito Federal e em dez estados (Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) que adotaram o horário de verão.
O horário de verão que teve início em outubro do ano passado termina no próximo domingo (22).
Aos domingos e feriados, o canal funciona apenas para atendimento eletrônico, mas a partir de segunda o cidadão já pode ligar para a Central e ser atendido por um dos operadores a partir das 7h. A ligação para 135 é gratuita, se feita de um telefone fixo, e tem o custo de uma chamada local, se realizada de celular.
Ao ligar para a Central, o usuário será direcionado para nove menus com as seguintes opções: 1 – Aposentadoria; 2 – Revisão; 3 – Benefício Assistencial ao Idoso ou a Pessoa com deficiência; 4 – Situação do Benefício; 5 – Registro de elogio, reclamação, sugestão ou denuncia na Ouvidoria Geral; 6 – Falar com um dos atendentes; 9 – Retornar ao menu inicial.
A Previdência recomenda ao cidadão que antes de realizar a chamada já tenha em mãos o número de inscrição junto à Previdência Social ou PIS/Pasep ou o Número de Identificação do Trabalhador (NIT); o número do CPF; documentos pessoais (RG, CPF); o número do benefício, caso receba algum benefício; além de papel e caneta.
O NIT é um número atribuído pela Previdência Social (INSS) a todo cidadão que pretenda se cadastrar no Regime Geral de Previdência Social para contribuir mensalmente e ter acesso aos benefícios previdenciários.
