×

Penedo

Acaba greve dos servidores do PSF em Penedo

Servidores do PSF de Penedo voltam ao trabalho na próxima segunda-feira

Chegou ao fim a greve de médicos, dentistas e enfermeiros que atuam no Programa de Saúde da Família (PSF) em Penedo. A decisão foi tomada durante assembléia realizada nesta sexta-feira na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (Sindspem). Os profissionais de nível superior voltam ao trabalho na próxima segunda-feira, retorno antecipado em primeira mão pelo Portal Aqui Acontece.

O término do movimento grevista foi praticamente acertado durante encontro ocorrido na última quarta-feira, 19, no gabinete do prefeito Israel Saldanha (DEM). As categorias representadas por uma comissão de servidores concordaram em finalizar a greve após o compromisso do gestor em repor integralmente a gratificação reduzida em 30%, e ainda providenciar melhores condições de trabalho.

Com a aprovação em assembléia, a greve termina após cinco dias do seu início. Contudo, a normalidade do atendimento será restrita aos postos de saúde com médico concursado, apenas seis entre as 20 equipes do PSF em Penedo. Nas demais 14 unidades, somente cinco médicos contratados continuam trabalhando no município, conforme informações divulgadas durante a greve. A saída em massa é resultado da busca por melhores salários, disponíveis em municípios de Sergipe, por exemplo.

Saúde em estado de emergência

Com equipes do PSF desfalcadas e gastando mais do que arrecada para manter serviços de saúde pública no município, o prefeito Israel Saldanha decretou situação de emergência no setor essencial. A medida deve acelerar a transferência de recursos do governo estadual, compromisso firmado esta semana em Maceió entre a prefeitura e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

“Nós estamos esperando o aporte de cerca de R$ 300 mil por mês”, informou Israel Saldanha sobre o repasse que irá garantir a manutenção dos serviços, principalmente na Unidade de Emergência de Penedo. O prefeito acrescentou que nesta sexta-feira uma equipe da Sesau veio a Penedo para avaliar a instalação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).