A Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) já começou a organizar a venda de estandes para 1ª Exposição Genética de Alagoas (Expogenética). O evento, que promete implacar no calendário agropecuário do estado, acontece entre os dias 12 e 16 de maio, no Parque José da Silva Nogueira, Parque da Pecuária.
O presidente da ACA, Domício Silva, revelou esta semana que a exposição será de menor porte comparado a Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (Expoagro), mas contará com uma estrutura semelhante, principalmente em relação aos serviços oferecidos durante o evento.
“A partir de segunda-feira já iremos fazer contato com os nossos parceiros. Diante mão já aguardamos o contato dos comerciantes da área de celaria e maquinários agrícolas. O objetivo é oferecer a melhor estrutura para os pecuaristas”, destacou.
A 1ª Expogenética promete reunir cerca de 700 animais divididos na Exposição Especializa de Manga Larga Marchador, no Congresso da Raça Santa Inês, nos julgamentos da raça Nelore e na 1ª edição do Leilão Haras Ferrerinha, que trará para o Parque da Pecuária cerca de 200 pôneis de pelagem diferenciada e rendimento comprovado.
Outro evento que promete reunir um bom número de animais e pecuaristas de todo nordeste é o torneio leiteiro. No ano passado, a ACA resgatou a realização do torneio leiteiro durante a Expoagro e constatou a força dos pecuaristas de gado de leite. “Apesar de um evento de menor porte queremos agregar pecuaristas de todas as raças e a retomada do torneio leiteiro dá mais força a esse novo desafio” garantiu Domício Silva.
E para garantir a participação dos criadores os julgamentos serão rankeados pelas entidades nacionais de cada raça. Até o momento já há a confirmação que os julgamentos da raça Nelore vão entrar para o ranking nacional. “É importante frisar que esta exposição está voltada para o criador. Queremos que nos cinco dias de evento eles façam bons negócios e se divirtam”.