O prefeito Rui Palmeira participou, na manhã desta terça-feira (09), da abertura do Espaço do Artesanato Eu Amo Maceió, no Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas,promovido pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) em parceira com o Shopping. As vendas no local serão estendidas até março de 2015. O ambiente montado tem 300 metros quadrados e reunirá 2.500 criações de 470 artesãos, com preço a partir de R$ 5, produzidas por 20 dos 70 grupos de Economia Solidária assistidos pela Semtabes.
“A produção da economia solidária de Maceió é grande, mas ainda faltam espaços para a divulgação do trabalho dos artesãos. Esta exposição é fruto dos esforços da gestão para incentivar a produção de qualidade que poderá ser encontrada no Espaço. Tenho certeza de que será um sucesso de visitação e vendas, tanto para os maceioenses quanto para os turistas, e repetiremos a ação no próximo ano”, disse Rui Palmeira, lembrando que a exposição foi viabilizada por meio de parcerias com o Estado e empresas privadas.
A decoração conta com olhar da arquiteta Mirna Porto na representação cultural alagoana, com peças de filé, madeira e itens que remetem à característica litorânea da capital. Entre as peças expostas estão artigos de decoração, brinquedos infantis, poltronas, luminárias, produtos de cama, mesa e banho, além de roupas e acessórios.
“O que gera o desenvolvimento em Alagoas, em grande parte, são os microempreendedores e por isso acreditamos e investimos na capacitação dos grupos de economia solidária. Com o lançamento desta loja, que é fruto de parcerias, os maceioenses e os turistas poderão conhecer a produção de qualidade dos nossos artesãos. É uma medida criativa de continuar com nossos projetos mesmo diante da crise que passamos”, pontuou a titular da Semtabes, Solange Jurema.
De acordo com a secretária adjunta, Juliana Vergetti, o espaço é um marco no trabalho de economia solidária incentivado pelo município. “Esse também é um trabalho de qualificação ofertada aos grupos beneficiados pela Semtabes, que tem investido na ampliação das iniciativas neste sentido sempre prezando pela qualidade”, disse.
Para o presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Chico Filho, as iniciativas da Prefeitura para incentivar a produção da economia solidária, têm mostrado o interesse em divulgar o artesanato e apresentações culturais típicas do Estado, como fandango e guerreiro. “É fruto do compromisso social que a gestão está tendo com a cidade. A loja é de grande importância e facilitará o trabalho dos artesãos na divulgação da produção”, disse.
Na oportunidade, a artesã Denise de Oliveria comentou a novidade e destacou o incentivo aos grupos de economia solidária. “A loja é mais uma forma do município reconhecer o nosso trabalho. Antes da criação da Semtabes, não tínhamos visibilidade e agora recebemos novas possibilidades, principalmente de geração de renda e para comercialização dos nossos produtos. Estou há 10 anos batalhando por espaço e reconhecimento e agora, finalmente, estamos tendo oportunidade”, afirmou ela.
Segundo Wilton Oliveira, superintendente do Parque Shopping, a loja é um presente da Prefeitura de Maceió para os artesãos. “Temos a satisfação de apoiar mais uma ação cultural. Assim como no ano passado, realizaremos uma nova mobilização de verão em parceria com o Município. Em 2013, com um ônibus gratuito, trouxemos mais de 40 mil pessoas ao shopping e repetiremos esta iniciativa, o que deverá aquecer as vendas”, explicou.
A exposição Eu Amo Maceió é fruto da parceria entre a Prefeitura e o Parque Shopping, contando ainda com outros parceiros, como a Fiea, o Sebrae Alagoas, a Associação Comercial de Maceió, a Braskem, o APL Móveis, Fundação Municipal de Apoio à Cultura, Casas Jardim e secretarias municipais e estaduais.
