Não importa o ritmo, o estilo ou a experiência. Na 8ª edição da Mostra Alagoana de Dança, uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o que vale é a beleza dos movimentos que vão desde a dança de salão aos grupos de rua. A finalidade do evento é integrar os participantes das variadas modalidades, além de estimular a prática e o crescimento dessa arte no Estado.
Poderão participar do festival, que acontecerá entre os dias 24 de julho e 6 de agosto: escolas de dança, grupos profissionais ou amadores, bailarinos residentes em Alagoas. A idade mínima é de 10 anos, com autorização dos pais ou responsáveis. Segundo a curadora da edição, Karina Padilha, não será permitida dublagem ou cover. “O artista traz nele a inspiração, aliás, o Nordeste é um excelente celeiro”, diz Karina.
Este ano, nove municípios fazem parte do projeto: Maceió, Viçosa, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, Coruripe, Penedo, Arapiraca e Maragogi. Essa interação entre a mostra e os artistas da terra, amplia as fronteiras da dança no Estado. “Ano passado, em Viçosa, o público pôde conhecer o movimento hip hop e hoje ele é trabalhado nas escolas do município”, afirma Karina.
O programa está bem completo. Além das apresentações em teatros e locais aberto ao público, haverá oficinas de dança clássica, moderna, de salão e rua. Será realizado ainda workshop e seminário com profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente buscando aprimorar e reciclar as técnicas deste segmento marcado pela leveza e expressão. “Alagoas vai respirar dança”, promete a curadora.
A Mostra Alagoana de Dança retornou em 2009 depois de um hiato de cinco anos. Mais de 400 bailarinos e 38 grupos participaram do festival em quatro municípios. “Assumimos esse compromisso e voltamos agora com um festival maior, que será apresentado no dobro de cidades”, ressalta o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas.
As inscrições gratuitas podem ser feitas a partir desta quinta-feira (29) e seguem até 18 de junho. O formulário está disponível no sitewww.cultura.al.gov.br ou na sede da Secult, localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, 517, Centro. Mais informações: (82) 3315-7868