Estão abertas as inscrições para o II Simpósio Itinerante de Educação Musical Especial, que acontecerá de 16 a 18 de maio, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, Jaraguá. Podem participar do evento profissionais da música, saúde, pedagogia, psicologia, estudantes e qualquer interessado na área. As inscrições são gratuitas.
O Simpósio reúne palestras e oficinas com foco na capacitação de profissionais responsáveis pelo desenvolvimento de atividades ligadas à música para pessoas com deficiência. A ação contribui com a inclusão de pessoas com deficiência e a difusão da educação musical.
Os temas das palestras estarão centrados nos desafios e conquistas da educação musical inclusiva e a importância do trabalho em equipe. Este ano, o Simpósio traz ainda oficinas ministradas por profissionais renomados, além de apresentações musicais e cênicas com a Trupe do Trapo, grupo cênico-musical paulista formado por pessoas com e sem deficiência.
Para as oficinas serão ministradas as seguintes aulas temáticas: Jogos Pedagógicos Musicais com Enfoque na Psicomotricidade, com Viviane Louro; Vivências em Deficiência Visual e Educação Musical, com Isabel Bertevelli; Jogos Cênicos-Musicais para Inclusão, com Sergio Zanck; Práticas para Musicalização Infantil no Contexto da Inclusão, com Lisbeth Soares; e Dança, Expressão Corporal e Inclusão, com Fabiana Louro. Cada participante poderá escolher uma oficina diferente em cada um dos dias do evento.
A ação que nasceu em 2004, por iniciativa das professoras Viviane Louro e Lisbeth Soares, ambas envolvidas com a pesquisa e prática da temática deficiência e educação musical. Confira a programação completa do Simpósio no site www.musicaeinclusao.wordpress.com.
A segunda edição do Simpósio Itinerante de Educação Musical Especial em Maceió é uma realização da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), e conta com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) do Ministério da Cultura.
