O Grupo Santander Brasil tem o prazer de informar que estão abertas as inscrições para Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente que tenham interesse em ser apoiados pelo Programa Amigo de Valor 2010.
O Amigo de Valor estimula funcionários, clientes e fornecedores do Grupo Santander Brasil a doarem recursos para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Entrando em sua nona edição, o Programa se propõe a somar esforços com Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de Alagoas, para que, por meio de uma relação cooperativa, seja possível avançar ainda mais no atendimento aos direitos da população infanto-juvenil brasileira.
Apoiando Conselhos Municipais desde 2002, o Programa Amigo de Valor tem constatado que esses órgãos ainda encontram muitas dificuldades para formular uma política de atendimento sintonizada com preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Uma das principais dificuldades é ausência de diagnósticos locais consistentes, que apontem e contextualizem a situação da população infanto-juvenil em relação à doutrina de proteção integral, e que fundamentem com consistência a formulação das políticas municipais de atendimento.
O Programa Amigo de Valor já apoiou 87 municípios de todas as regiões brasileiras, distribuídos em 21 Estados da Federação. Foram 198 projetos de atendimento, beneficiando milhares de crianças e adolescentes, todos eles deliberados e encaminhados ao programa pelos Conselhos de Direitos dos respectivos municípios. Embora todos esses projetos tenham sido inegavelmente meritórios e, em regra, tenham alcançado seus objetivos, raramente se fundamentavam, de forma sólida, em indicadores sociais relativos a temas críticos tais como saúde ou educação, e em informações sistemáticas sobre a população infanto-juvenil em situação de risco social pela contingência de ameaças e violações de direitos.
Essas constatações e aprendizados levaram o Amigo de Valor a se organizar para apoiar os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente na realização de diagnósticos locais, na elaboração de planos municipais de atendimento fundados em tais diagnósticos e na mobilização da sociedade e dos poderes públicos para que seja possível ampliar os recursos dos orçamentos públicos e das destinações privadas para os respectivos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Assim, a partir de 2010, o Programa Amigo de Valor passará a apoiar municípios que tiverem interesse e determinação em caminhar nessa direção. A disposição de realizar o diagnóstico municipal sobre a situação da criança e do adolescente deve ser respaldada em deliberação expressa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e é condição primeira para a obtenção de apoio do Programa Amigo de Valor.
No site www.prattein.com.br. está disponível a relação completa dos municípios convidados em todo o país, bem como o Manual de Inscrição e o Formulário de Inscrição com todas as informações necessárias para a participação dos municípios do seu Estado.