
Estão abertas, até 10 de setembro, as inscrições para o 32° Festival Internacional do Novo Cinema Latino-americano, que acontece de 2 a 12 de dezembro, em Havana, capital de Cuba. O evento visa reconhecer e divulgar as obras cinematográficas que contribuam, por meio de sua importância e de seus valores artísticos, para o enriquecimento e afirmação da identidade cultural da América Latina e do Caribe.
A cada ano, são abertas as inscrições para os concursos de ficção, documentário e animação, obras-primas, roteiros inéditos e cartazes. Além disso, a programação inclui uma ampla mostra do cinema contemporâneo da América Latina e do resto do mundo, bem como encontros e seminários sobre vários temas de interesse cultural e, principalmente, cinematográfico.
O Setor Indústria, uma iniciativa que nasceu no 30º aniversário do evento, oferece pela terceira vez um programa de atividades destinado aos profissionais de realização, produção e distribuição de filmes, incluindo workshops de roteiro, seminários, mercado de projetos e o Concurso de Pós-produção América Latina Primeira Cópia.
Além dos prêmios Coral, prêmios oficiais do Festival de Havana, um grupo de instituições cubanas e estrangeiras vão fazer a entrega de prêmios secundários, assim como vários prêmios internacionais que são oferecidos por instituições como a Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci), a Associação Católica Mundial para a Comunicação (Signis) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Como nas edições anteriores, a esses prêmios se juntam os de distribuição outorgados pela Nueva Televisión del Sur e pela Amazonia Films.
O regulamento e formulários de inscrição estão disponíveis no site oficial do festival