Escritores de todo o país têm até o dia 16 de janeiro de 2012 para enviar seus originais inéditos para o 8º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil, promovido pela Fundação SM. Por inéditos, entendem-se textos não publicados, nem mesmo parcialmente, em antologias, coletâneas, suplementos literários, jornais, revistas, sites etc. As histórias – completamente novas, portanto – concorrem pela publicação na coleção Barco a Vapor, de Edições SM, e a R$ 30 mil em adiantamento dos direitos autorais.
O prêmio, assim como a coleção Barco a Vapor, é inspirado pelo espírito desbravador e sonhador de Tom Sawyer e Huckleberry Finn, personagens do escritor estadunidense Mark Twain, que se envolviam nas mais espetaculares aventuras ao longo do rio Mississipi, no final do século XIX, a bordo desse meio de transporte muito inovador para a época. “É uma aposta na fantasia, na imaginação e na reflexão como meios de despertar o gosto pela leitura e formar novos leitores, levando-os a compreender melhor o mundo”, comenta a gerente da Fundação SM, Rosângela Rossi.
A Fundação é o braço do Grupo SM responsável pela realização do concurso, que tem o objetivo de estimular a produção literária nacional e promover a leitura entre crianças e jovens a partir dos seis anos de idade.
Para concorrer, os trabalhos devem estar inseridos em alguma das séries relacionadas a seguir, com o número de laudas específico: Série Branca, leitor iniciante (a partir de 6 anos) entre 8 e 15 laudas. Série Azul, leitor em processo (a partir de 8 anos) entre 16 e 45 laudas. Série Laranja, leitor fluente (a partir de 10 anos) entre 45 e 90 laudas. Série Vermelha, leitor crítico (a partir de 12 anos) entre 70 e 150 laudas, tendo a lauda aproximadamente 1200 toques. Além da premiação principal, nos três meses subsequentes à nomeação do vencedor, Edições SM pode contratar originais inscritos e recomendados pelo júri.
O regulamento completo encontra-se no site www.edicoessm.com.br. Para mais informações escreva para barcoavapor@grupo-sm.com