×

Penedo

Abertas as inscrições para interessados em atuar na escola Ernani Mério em Penedo

Unidade passa por uma série de adequações em sua estrutura para implantar o regime de tempo integral

Ainda no primeiro semestre de 2016, a Educação em Penedo contará com um reforço pra lá de especial. A primeira escola estadual a adotar o sistema de ensino integral estará em pleno funcionamento no município inaugurando um modelo de sucesso que tem sido usado como referência em vários lugares e foi adotado pela gestão do governador Renan Filho (PMDB).

Pela manhã, os alunos matriculados no 1º ano da Escola Estadual Professor Ernani Méro cursarão o ensino regular. Já na parte da tarde eles se dedicarão a cumprir uma série de atividades culturais, esportivas e o mais importante, deverão participar dos cursos técnicos. Ao todo, o estudante passará oito horas diárias nas dependências da escola.

Como a Escola Estadual Professor Ernani Méro, assim como outras que adotarão o sistema, ainda passa por uma série de adequações em sua estrutura para implantar a modalidade, o início do ano letivo segue indefinido. Dentre os serviços que estão sendo feitos na unidade, está a adaptação nas áreas de refeitório, maior bateria de chuveiros, área para lazer e manutenção como um todo. Vale destacar que as outras séries funcionarão normalmente na escola.

PSS

Oportunidade. Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado destinado à composição do quadro de docente para atuar na escola, na modalidade de tempo integral. Estima-se que nesse primeiro momento, quatros primeiros anos funcionarão com o novo regime.

Poderão concorrer os professores efetivos e monitores da rede estadual de ensino, com formação e atuação na área específica, e que tenham participado de programas e ações da Seduc ou MEC, voltados para o fortalecimento do Ensino Médio. Os professores que já atuam nestas escolas terão prioridade na lotação.

Arquivo - aquiacontece.com.brSerão selecionados docentes para os componentes curriculares de Matemática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Educação Física, Artes, Geografia, História, Química, Física, Biologia, Sociologia e Filosofia. A carga horária mínima exigida para atuar nestas unidades é de 40 (quarenta) horas semanais de trabalho no turno diurno, sendo 27 horas de trabalho com estudantes, 8 horas para articulação pedagógica coletiva, desenvolvidas no ambiente escolar, e 5 horas de trabalho pedagógico individual, em ambiente de livre escolha.

Docentes com 20 horas podem participar do processo, solicitando complementação de carga horária para o referido ano letivo e enquanto estiver atuando no Programa Alagoano de Ensino Integral da Rede Estadual.

A seleção será realizada em duas etapas: análise documental (Currículo Lattes, carta de recomendação do gestor da unidade escolar ao qual está lotado, apresentação de projeto de Intervenção, em consonância com os objetivos do Programa Alagoano Ensino Integral); e entrevista (banca composta por dois representantes da Gere e um da direção da unidade de ensino).

As inscrições iniciaram na última segunda-feira (15) e terminarão nesta quinta-feira (18). Os interessados em participar do PSS devem comparecer à sede da 9ª Gerência Regional de Educação, que fica localizada na Praça Clementino do Monte, no Centro de Penedo, munidos dos seguintes documentos: diploma de Licenciatura Plena na área específica; certificado de participação de programas/ações da Seduc ou MEC, voltados para o fortalecimento do Ensino Médio; carta de recomendação do gestor da unidade escolar aonde está lotado; Currículo Lattes; declaração de não ter sofrido qualquer penalidade por força de procedimento administrativo disciplinar, nos últimos quatro anos; projeto de intervenção para ser executado como parte das atribuições docentes (Identificação, Componentes Curriculares, Problematização, Justificativa, Direitos de Aprendizagem, Conhecimentos Escolares, Recursos, Desenvolvimento-Etapas, Cronograma, Monitoramento-Avaliação e Referências). No ato da inscrição o docente deverá expressar, por escrito, o desejo em aderir à proposta, com a assinatura do Termo de Adesão Docente. O resultado provisório será disponibilizado no dia 29 deste mês. As impugnações acontecerão nos dias 01 e 02 de março e o resultado final será publicado no dia 07 de março.

O edital na íntegra e o Termo de Adesão estão disponíveis no site www.educacao.al.gov.br.