×

Cultura

A vida e a obra de Solange Lages Chalita

História de Solange Lages é contada no Programa Autoria, da TVE

Aliando literatura e dramatização, o programa Autoria, da TV Educativa de Alagoas (TVE), leva ao ar nesta quinta-feira (4), às 18h45, a vida e a obra da escritora, professora, advogada e artista plástica Solange Lages Chalita.

Autora de cerca de 10 livros, Solange Lages relembra a infância e adolescência, fala da influência do pai, o médico José Lages Filho, da tia Lily Lages e da professora Edla Braga no estimulo à leitura. Comenta também sobre a influência que sofreu dos autores Machado de Assis e Malba Tahan, que a inspiraram na adolescência e na vida adulta.

A artista chama a atenção para os primeiros passos na poesia, quando em Paris escreveu o primeiro livro, “Canto Anônimo” e segunda publicação, “Canto Sinônimo”, de conteúdo subjetivo, confessional, mas também social. Destaca também seu livro de contos “Passagem”, obra de transição da fase poética para a prosa. Como escritora, Solange Lages atua como crítica literária, poetisa e contista.

Libertação – Para Solange, a poesia tem o poder de libertação: “É uma emoção que brota muito forte e que ela pede pra sair em forma de palavra”, diz. A escritora também encontra nas artes plásticas forma de expressão para deixar explodir essa força interior e inconsciente. “Eu deixo que as cores me levem e depois os outros é que vão dizer se estão vendo alguma coisa ali”, observa.

A poetisa fala ainda das motivações e amor pelo esposo. “Os textos que eu mais gosto são aqueles que sempre traduziam meu amor por Pierre, que era muito grande e precisava de palavras para ser dito”, diz. Também não esconde a predileção pela palavra “canto”, presente em boa parte de sua obra, inclusive, nos títulos de alguns dos livros.

“Eu guardo sempre a palavra canto porque gosto muito de música, apesar de ser desafinada. Talvez seja por isso que eu procure cantar com palavras”, comenta. A alagoana terá trechos de sua obra interpretados pela atriz Laís Lira, da Associação Artística Cia do Chapéu. Solange Lages estudou Letras Clássicas, Filosofia e Ciências na Universidade Católica do Rio de Janeiro; Direito na Ufal; e na Sorbonne, em Paris, aperfeiçoou o francês adquirido durante o Curso Superior de Língua e Literatura Francesa, realizado na Faculdade de Nancy.

Solange também é autora dos livros “Canto Desencanto”, “O Anjo Encarnado” e “Canto Mínimo” e “Alagoas: roteiro cultural e turístico”, escrito em parceria com outros autores e ilustrado por Pierre Chalita, artista plástico e marido da escritora, falecido em agosto deste ano.