As Unidades de Conservação são os espaços legalmente instituídos e que servem para garantir a preservação da biodiversidade. Em Alagoas existem 49 desses espaços, classificadas como de Uso Sustentável e de Proteção Integral, criados nas esferas municipal, estadual e federal. Dada a importância, essas áreas configuram a temática do Mês do Meio Ambiente, organizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e que segue até o dia 05 de junho.
A programação reúne atividades como gincanas ambientais, barco-escola especial, exposição de objetos produzidos com reaproveitamento de materiais usados, passeio ciclístico e entrega do Prêmio Destaque Ambiental.
Das Unidades existentes hoje no estado, há 31 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) – sendo que 24 foram implantadas pelo estado entre os anos de 2007 e 2013 e juntas essas ocupam 1.590,76hectares (ha), em locais importantes para a conservação dos biomas Caatinga e Mata Atlântica, e seus ecossistemas.
Além das RPPNs, o estado possui mais 18 Unidades de Conservação, nas modalidades de Proteção Integral ou de Uso Sustentável – dentro do que prevê o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). São Áreas de Proteção Ambiental (APAs), Reservas Extrativista, Reservas Ecológicas (em fase de reclassificação) e Reserva Biológica que juntas ocupam cerca de 8% do solo alagoano e envolvem parte do território de 40 municípios.
Programação
A previsão de atividades segue até o dia 05 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Nos dia 10 e 18 haverá gincanas ambientais, em Coruripe e em Viçosa, respectivamente. Na próxima semana, dia 16 o IMA comemora 25 anos de idade, com um momento festivo na sede da instituição.
Nos dias 21 e 23 estudantes de escolas localizadas nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) de Santa Rita e a de Fernão Velho e Catolé participam de um barco escola-especial, quando terão aula a bordo do catamarã do IMA, depois deverão conhecer o jardineto botânico e interagir com a exposição de objetos produzidos com material reaproveitado.
O barco-escola sai novamente nos dias 22 e 31, com conselheiros gestores da APA do Catolé, participantes da Associação de Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) e estudantes do município de Taquarana. O dia 26 será muito especial, com a realização do evento chamado de Domingo no Parque Municipal, umas das principais Unidades de Conservação de Maceió. Do dia 26 ao dia 29, o Herbário MAC expõe itens da flora alagoana na Semana do Meio Ambiente – organizada pela Usina Coruripe. Nos dias 28 de maio e 04 de junho é a vez da gincana ambiental.
No dia 02 de junho, acontece um dos principais momentos que é o Passeio Ciclístico – evento tradicionalmente organizado pelo IMA e que reúne milhares de pessoas. No mesmo dia haverá exposição e jogos educativos durante a comemoração organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), na área fechada da Pajuçara aos domingos.
Para encerrar a programação, no dia 05 de junho – Dia Mundial do Meio ambiente, o IMA realiza um momento festivo no Armazém Usina, quando há a entrega do Prêmio Destaque Ambiental para as pessoas que se destacaram em ações em defesa do meio ambiente, esse ano com foco nas Unidades de Conservação.
