O existencialismo do francês Jean-Paul Sartre é interpretado e levado ao palco pela Cia. de Teatro Animus. Fundado por alagoanos em 2009, o grupo estreará o seu primeiro espetáculo, Nós Nus e os Outros, no dia 15 de maio, com apresentação também no dia 22, Teatro Sesc Jofre Soares, às 19h. A peça tem classificação de 12 anos.
Ateu, Sartre não acreditava no inferno cheio de estereótipos mostrados pelo cristianismo. Por isso, simplifica toda uma questão filosófica da existência humana, onde “O inferno são os outros”. Baseado no existencialismo sartreano, a peça Nós Nus e os Outros relata as condições humanas perante as ações antecedentes de cada personagem. Eles se encontram no “inferno”, lugar onde há o desnudamento racional.
O existencialismo sartreano preocupa-se com o sentido das vidas humanas, levando as verdades científicas para segundo plano. Para Sartre, o mundo como nós conhecemos é irracional, absurdo e está muito além da nossa total compreensão. O existencialismo acredita que o homem se faz em sua própria existência, as finalidades têm de ser atingidas pelos objetos criados pelos homens e que os seres humanos são demasiadamente subjetivos e complexos para funcionarem como meros objetos dentro da organização social. Dentro dessa perspectiva, a Cia. Animus faz sua estreia no cenário teatral alagoano.
A companhia foi fundada no dia 04 de setembro de 2009. Seu objetivo é a pesquisa no campo das artes cênicas, focando na criação de novos métodos de encenação e dramaturgia. Fazem parte do elenco os atores Nilton Carnaúba, Dira Eugênio, Tamires Melo, Jeane Porfírio, Felipe Monteiro e Cristiane Silva. Os dois últimos também assinam a direção.
Serviço
Temporada Sesc
Espetáculo teatral Nós Nus e os Outros
Cia. Animus
Data: 15 e 22 de maio
Local: Teatro Jofre Soares/ Sesc Centro (Rua Barão de Alagoas, 229, Centro)
Horário: 19h
Classificação: 12 anos
Ingressos: R$ 2 + 1kg de alimento não perecível ou R$ 4