O certificado digital para MEI é uma forma de identificação eletrônica que garante mais segurança e a veracidade das informações trocadas entre empresas ou com o governo. Sendo assim, o certificado digital para MEI (Microempreendedor Individual) é fundamental para que o empreendedor profissionalize seu negócio.
É por meio dessa ferramenta que o empreendedor estará preparado para expandir suas atividades e substituir algumas ações burocráticas por ações que podem ser feitas digitalmente, entre elas, emitir documentos sem precisar ir a um cartório, por exemplo, e, dessa forma, oferecer agilidade aos clientes e parceiros.
O que é certificado digital para MEI?
O certificado digital é um arquivo eletrônico que contém informações sobre a identidade do usuário e é usado para autenticar ações e documentos, sendo considerado uma espécie de assinatura digital.
O modelo de certificado para MEI funciona como os certificados disponíveis para outros tipos de empresa, mas com o diferencial de permitir ao empreendedor realizar transações eletrônicas com mais segurança e, ainda, facilitar a formalização do negócio e o acompanhamento de suas obrigações fiscais.
Somente com um certificado como esse é possível a emissão de alvarás e outros documentos importantes para o funcionamento da empresa. Conheça algumas outras vantagens, como:
● Emissão de notas fiscais;
● Pagamentos para outras empresas de maior porte;
● Apresentação de declarações;
● Solicitação de benefícios previdenciários, e mais.
Desta forma, o certificado digital é um documento fundamental para a modernização e profissionalização do negócio do MEI, tornando um negócio próprio mais competitivo e preparado para enfrentar os desafios do mercado.
Qual a importância do certificado digital para MEI?
Apesar do certificado digital não ser obrigatório por lei, é a forma mais segura e adequada de resolver o dia a dia do MEI sem a necessidade de um contador, por exemplo, ou de se deslocar para resolver alguns processos administrativos.
A empresa com um certificado digital pode reconhecer firma, ter a identidade autenticada para prestação de contas, assinar contratos, emitir declaração de imposto, bem como simplificar o processo de fiscalização, já que todas as informações estarão registradas, disponíveis online e autenticadas de forma segura.
Outro benefício é a possibilidade de expandir as atividades e oferecer serviços à distância, o que pode ser uma grande vantagem em tempos de pandemia, por exemplo, quando é fundamental a habilidade de se reinventar e encontrar novas maneiras de se aproximar dos clientes e aumentar as vendas.
Afinal, tudo isso é disponibilizado apenas com acesso a um computador e internet, pois o certificado digital é acessado por meio de um pacote de serviços digitais. Dá
para incluir outras funcionalidades no plano, o que traz vantagens extras às
micro e pequenas empresas, como:
● Assinatura à distância, disponível para qualquer dispositivo;
● Segurança, por meio de chaves criptografadas;
● Redução de custos, sem burocracias;
● Maior agilidade para acesso e atualização;
● Credibilidade, já que torna as operações digitais mais profissionais.
Como funciona para adquirir o certificado digital para MEI?
O primeiro passo para conseguir o certificado digital para MEI é pesquisar no portal do governo federal as empresas autorizadas a emiti-lo, as chamadas Autoridades
Certificadoras ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil).
Com a certificadora selecionada, o empreendedor deve escolher qual tipo de
certificado prefere e fazer a solicitação para seguir com a assinatura de um
plano. Uma dica é optar pelo certificado que tenha integração com outros
sistemas de uso frequente, como no caso de sistemas de emissão de notas.
Antes de finalizar o processo é importante saber que há duas opções de certificado
digital que podem ser utilizados por um negócio MEI:
● Certificado A1: é preciso de um software instalado no computador e precisa ser renovado a cada 12 meses;
● Certificado A3: é disponibilizado de forma segura por meio de senhas e tokens para acesso, tem validade de 5 anos.
Em seguida vem a etapa de validação de documentos. Pode haver a necessidade de agendar reuniões presenciais ou à distância com a certificadora para a entrega de todos os documentos necessários. Outra exigência é a realização do cadastro
biométrico da empresa – necessário para a validação do certificado.
A obtenção do certificado é bastante ágil. Segundo informações do governo federal, o processo de obtenção do certificado digital é de, aproximadamente, 2 dias.
Quanto custa o certificado digital?
Algumas certificadoras criaram modelos específicos, adaptados para o MEI, o que oferece variedade de preços e custos diferenciados para esse público. O investimento necessário é de a partir de R$4,00 ao mês até R$350,00 ao ano, em
média, a depender da AC (Autoridades Certificadoras) e das funcionalidades e tipos
de certificados escolhidos.
É importante destacar que essa é uma despesa que se tornará pequena em comparação com os benefícios que o empresário terá quando estiver com o certificado digital em mãos.
Garanta um excelente custo-benefício
Adquirir um certificado digital para Microempreendedor Individual (MEI) é uma das primeiras coisas que o empresário deve fazer para garantir o sucesso da sua empresa e a autenticidade das transações realizadas. São inúmeros os benefícios, em uma ferramenta simples e muito útil.
Portanto, adquirir o certificado digital para MEI torna a vida do empreendedor e a gestão da empresa mais fácil e organizada, melhora a imagem da empresa perante fornecedores, clientes e parceiros. Para demais dúvidas, consulte o guia da Omie sobre como fazer certificado digital.
