O avanço tecnológico vem trazendo muitas facilidades para a população mundial, ao ponto em que você encontra até mesmo caça-níqueis através da internet. Porém, uma das tecnologias mais controversas ainda é a inteligência artificial.
O assunto já foi tema de filmes, seriados, e ainda é tópico de muita especulação. A verdade é que a inteligência artificial ainda não chegou a um patamar em que seja realmente preocupante, e que tenha saído de controle, já que tudo ainda é feito de uma maneira muito pragmática.
Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre a história da inteligência artificial, e vai entender se ela realmente existe, ou se é apenas um código de computador. Também vamos falar um pouco mais sobre o futuro dessa tecnologia, que é utilizada tanto em jogos como em carros automáticos, e até mesmo em foguetes espaciais.
Como a inteligência artificial surgiu
A inteligência artificial surgiu junto com os computadores. Basicamente, tudo começou com programas de comportamento programado. Em outras palavras, isso significa que a inteligência artificial era um código de computador, dentro de um programa, que tinha a capacidade de responder automaticamente a certas situações.
Quando falamos sobre inteligência artificial estamos falando sobre uma estrutura dentro de um código em um programa, que é feita para dar mais autonomia ao software. Ou seja, ela dispensa a interação humana para realizar certas funções.
Isso significa que esse tipo de tecnologia pode ser utilizada para várias coisas diferentes. Qualquer processo de automação utiliza opções de inteligência artificial para agilizar o procedimento. O detalhe é que essa tecnologia não é tão superficial quanto parece, pelo contrário, ela é muito mais complexa do que se imagina.
Por exemplo, a inteligência artificial, hoje em dia, pode ser utilizada para leitura facial, assim como para criar textos, imagens, e até mesmo vídeos em alta qualidade. E essa é uma tecnologia que vem avançando em uma grande velocidade nos últimos anos.
Diferença entre inteligência artificial de verdade e um código de computador
Muitas pessoas acham que a inteligência artificial é a mesma coisa que qualquer código de computador. Por mais que a inteligência artificial seja um código, nem todo código tem a capacidade ou o propósito de ser uma inteligência artificial. Veja abaixo algumas das principais diferenças.
Inteligência artificial | Código de computador |
Capacidade de agir de forma autônoma | É necessário que exista um comando por parte de um ser humano |
Torna-se mais avançada com o aprendizado de máquina | Não consegue agir de forma totalmente autônoma |
Não é necessária a interação humana para que funcione | Não tem a capacidade de se desenvolver sozinho |
A inteligência artificial tem um propósito bem específico, de acordo com a funcionalidade na qual ela vai ser aplicada. Hoje em dia, esse tipo de sistema é muito mais comum do que você imagina. O seu próprio smartphone está funcionando de acordo com vários sistemas de inteligência artificial!
Inteligência Artificial nos jogos
Nos jogos, a inteligência artificial é utilizada para dar mais autonomia para inimigos e também para situações, de acordo com o cenário. Porém, a inteligência artificial dentro dos jogos não é totalmente autônoma, já que ela reage a comandos e movimentações feitas pelos jogadores.
A qualidade da Inteligência Artificial vai depender do jogo que você está jogando. Em alguns jogos, os jogadores conseguem até mesmo utilizar as falhas da inteligência artificial para manter inimigos dentro de um “loop”.
Basicamente, o ‘’chefão’’ fica fazendo o mesmo movimento infinitamente, já que ele acabou ficando preso em uma falha dentro dos comandos da inteligência artificial. Ultimamente, a inteligência artificial nos jogos tem se tornado cada vez mais parecida com o comportamento do ser humano na vida real.
Mas claro, tudo ainda é feito dentro dos limites de um motor gráfico, e também daquilo que um computador normal consegue aguentar. Quanto mais desenvolvida for a inteligência artificial, mais potente deve ser o computador.
É por isso que todas as grandes empresas geralmente têm um sistema muito forte para aguentar os comandos, e todo o funcionamento do código por trás de uma inteligência artificial rebuscada.
Qual será o possível futuro da inteligência artificial
É muito difícil prever o futuro de como a inteligência artificial vai se desenvolver. A verdade é que atualmente os sistemas de Inteligência Artificial já evoluem de forma ‘’automática’’, através do aprendizado de máquina.
Por conta disso, a verdade é que os cientistas provavelmente vão perder o controle da situação rapidamente, já que a capacidade de evolução desse tipo de tecnologia é muito mais rápida do que a do ser humano. Mas isso não é, necessariamente, algo negativo.
E não se preocupe, não teremos uma revolução das máquinas, até porque, tudo é feito sempre dentro de um ambiente que é muito seguro. Ou seja, se algo realmente sair do controle, provavelmente tudo será desligado automaticamente.