A Feira de Intercâmbio Cultural do Sul Alagoano (Feicusal) acontecerá entre os dias 7 e 11 de agosto, gerando uma grande movimentação na Orla de Penedo. Diversas novidades para esta segunda edição já foram divulgadas, e a mais recente é que, após 28 anos, o folguedo “A Cavalhada” retorna à cidade ribeirinha.
De acordo com Sérgio Ricardo Nascimento, atual presidente da Federação das Associações e Cooperativas de Artesãos do Estado de Alagoas (Falarte), a apresentação cultural é uma manifestação que procura reproduzir os torneios de cavaleiros realizados durante a Idade Média, nos quais estes procuravam exibir suas habilidades com lanças.
A corrida consiste em uma competição de cavalos com jogo de argolas, onde os cavaleiros e os adornos dos animais, todos nas cores azul e encarnado, precisam retirar com a lança uma argolinha pendurada em uma corda esticada de um lado a outro da pista.
Na Feicusal, artesãos de várias cidades de Alagoas estarão presentes no município ribeirinho, mostrando suas peças confeccionadas à mão, participando de oficinas e ainda cumprindo seus papéis sociais.