×

Artigos

A Casa Verde de Janelas Brancas

Dizem que toda casa tem uma ou várias histórias, pois vou contar a história ou as histórias da casa verde de janelas brancas.

A casa foi construída na cidade histórica de Penedo no interior do Estado de Alagoas em meados do século passado e como toda casa antiga já viu e ouviu muitas coisas.

Abrigou de inicio um casal recém casado que para lá se mudou. Acompanhou toda trajetória de vida da família, o nascimento dos filhos, dos netos, os momentos felizes e também os momentos tristes.

Até que um dia ela ficou vazia, mas enquanto no seu interior nada acontecia, no seu exterior foram acontecendo mudanças surpreendentes, já não havia mais cavalos trotando pelas ruas e sim carros, caminhões, bicicletas, motos e tudo isso fazia uma barulheira infernal.

As pessoas que antes paravam, se cumprimentavam, sorriam e conversavam. Agora eram capazes de derrubar umas as outras de tão apressadas que andavam.

E a casa pensava: Acho que estou ficando velha e não gosto do que estou assistindo.

O tempo foi passando; numa bela tarde de sol, alguns homens chegaram na casa, fizeram algumas anotações e poucos dias depois ela começou a ganhar uma nova pintura, suas paredes repletas de mofo e escurecidas receberam a cor verde e as janelas gastas pelo tempo, sol e chuva foram restauradas e pintadas de branco.

A casa ficou linda e voltou a sorrir, ela sabia, novamente seria habitada ouviria risadas e passos dentro dela, saberia de segredos que nunca seriam revelados e principalmente daria aconchego para os novos moradores e nunca mais sentiria o abandono.

Deve ter sido pintada ao longo dos anos de várias cores, mas a cor que ela gostou mesmo foi o verde na parede e o branco nas janelas porque simbolizam a esperança e a paz.