×

Cultura

A arte dos movimentos invade os municípios alagoanos

Mostra de dança reúne vários estilos nos municípios alagoanos

O mês de julho parece ser o mês dedicado à arte dos movimentos. É nesta época que acontece o consolidado Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina, que este ano, completa a 28ª edição. Em Alagoas, a modalidade também tem tradição e espaço.

Na Mostra Alagoana de Dança, uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), bailarinos, grupos, companhias e amantes dos ritmos puderam apresentar suas performances e profissionalismo, neste sábado (24) e domingo (25), no interior do Estado.

Foram três dias de oficinas com aulas de afro, de salão, ballet clássico e dança contemporânea nos municípios selecionados para esta 8ª edição: São Miguel dos Campos, Arapiraca, Santana do Ipanema, Coruripe, Penedo, Viçosa, Maragogi e Maceió.

“Este ano, o número de inscrições triplicou nas oficinas de dança. Muita gente ficou na porta pedindo para participar. Pena que as vagas eram limitadas, agora é assistir ao resultado”, afirma Karina Padilha, curadora do evento.

Os espetáculos serão simultâneos e bastante diversificados. Numa mesma noite, vários estilos. O grupo Conexão Arte & Cultura de Maceió levará o hip hop com o número basquete de rua.

Já a companhia de dança Silvio Ramalho, de São Miguel dos Campos, mostrará o estilo afrocontemporâneo, além de apresentações de ballet clássico e dança de salão.

Para recuperar o fôlego, uma breve pausa. As atividades da Mostra retornam nesta terça-feira (27), no Memorial à República, com a abertura do Seminário Alagoano de Dança que, este ano, traz o tema Diversidade e Mobilização. Serão palestras e Workshops ministrados por professores renomados nacionalmente como o coreógrafo do quadro Dança dos Famosos, da Rede Globo.

O seminário se divide em teoria e prática. As palestras acontecem pela manhã, das 9h às 12h, no Memorial à República, e os workshops, das 14h às 17h, no Studio Jayson França, no Jaraguá Tênis Clube e no Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas, no Centro.

Quem quiser participar da programação ainda dá tempo. Basta procurar a Secretaria de Estado da Cultura e fazer a inscrição até segunda-feira (26). O final do evento será na capital, nos dias 4, 5 e 6 de agosto, a partir das 18h, no Teatro Gustavo Leite, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. Este ano, mais informações 3315-7868 ou 8803-0193.