A dez dias da posse, o governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), confirmou mais três nomes para sua equipe, completando um total de 19 secretários estaduais. Ele escolheu o deputado estadual Pedro Fernandes (PDT) para a Secretaria de Educação; o deputado federal Felipe Bornier (PROS) que assumirá a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude; e o ex-senador Eduardo Lopes (PRB) que ocupará a Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.
Não há previsão, por enquanto, de ampliação no número de secretários. Haverá ainda uma pasta temporária, criada há quatro dias, para a transição e que atuará em conjunto com o Gabinete de Intervenção Federal (GIF). O GIF assumirá as funções e atribuições atualmente desempenhadas pela Secretaria de Segurança. O engenheiro civil Roberto Motta é que será responsável pelo trabalho.
A estrutura temporária vai funcionar até junho, instalada em um gabinete no Comando Militar do Leste. A ideia é que consolide as compras realizadas com os recursos federais que estão sendo empenhados até 31 de dezembro de 2018.
No novo desenho administrativo do governo estadual, Witzel extinguiu a pasta da Segurança e criou as secretarias de Polícia Militar que será ocupada pelo coronel Rogério Figueredo de Lacerda e da Polícia Civil que terá à frente o delegado Marcus Vinícius Braga.
