×

Maceió

9ª Parada do Orgulho LGBT de Maceió acontece neste domingo

Representantes do Grupo Gay de Alagoas (GGAL) se reuniram com o Comando de Policiamento da Capital (CPC) para discutirem o esquema de segurança da 9ª Parada do Orgulho LGBT de Maceió, que acontece neste domingo (11). Durante a reunião foi discutida o novo itinerário do desfile. Pelo novo acordo, o evento terá o percurso Alagoinha/Sete Coqueiros/Alagoinha e começa com a concentração ao meio-dia.

Com o tema ‘Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é’, a organização apresentou uma programação recheada de atividades voltas, sobretudo, à conscientização da população LGBT sobre os riscos de contaminação de doenças sexualmente transmissíveis, a Homofobia, o “bullying” homofóbico e a violência policial nas abordagens aos LGBTs.

“A ideia (do tema deste ano) é pensar na conscientização das pessoas”, argumentou Nildo Correia, secretário do Grupo Gay de Alagoas. Nesse contexto, ele citou a realização do seminário Escola sem Homofobia, o Centro de Testagem Rápida intinerante que inclusive terá um CT na concentração da Parada, e ainda, para o início da manifestação está programada um manifestação pela PAZ, “lembrando as 70 vítimas de crimes homofóbicos em Alagoas. Até agora, a maioria desses crimes não tiveram o inquérito seuqer concluído, relembrou o secretário do GGAL.

Estão envolvidas 10 entidades gays de Maceió que aguardam representação de todo o Nordeste . A organização estima levar para a Avenida, em 2009, cerca de 150 mil pessoas, superando o público de 2007.

Para o evento, a Polícia Militar disponibilizará aproximadamente 350 homens.