Escolas da rede pública estadual vão eleger os integrantes de seus conselhos escolares (biênio 2016-2018) a partir desta sexta-feira (21). O pleito, que mobilizará cerca de 300 unidades de ensino, estende-se até o dia 27 de outubro.
Os conselhos escolares são órgãos de caráter deliberativo, consultivo, fiscalizador e mobilizador, que auxiliam e acompanham todas as ações referentes à gestão escolar. Compõem os conselhos escolares representantes de quatro segmentos: pais, alunos, professores e funcionários. Estes mesmos grupos serão também os com direito a voto no pleito.
“As eleições para os conselhos escolares são muito importantes, pois fortalecem a democracia nas escolas. Por isso, é importante que toda a comunidade escolar se mobilize para participar”, avalia o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.
Cronograma
As eleições terão início nesta sexta-feira (21) na 2ª, 5ª e 9ª Gerências Regionais de Educação (Geres), localizadas, respectivamente, em São Miguel dos Campos, Arapiraca e Penedo.
Segunda-feira (24), a votação acontece na 3ª e 4ª Geres, em Palmeira dos Índios e Viçosa, enquanto na terça-feira (25) será a vez das Geres do Sertão (6ª, 8ª e 11ª). O Vale do Mundaú (7ª) e a Região Metropolitana (12ª) promovem pleito na quarta-feira, dia 26. O processo será concluído na quinta-feira (27) com as eleições na Região Norte (10ª) e em Maceió (1ª e 13ª Geres).
