×

Alagoas

​​Comunidade elege conselheiros escolares para biênio 2016-2108


Estudantes, pais, professores e funcionários foram às urnas nesta quinta-feira (27) para escolher os representantes dos conselhos escolares da rede pública estadual para o biênio 2016-2018.

O pleito, que teve início no último dia 21, percorreu 277 unidades de ensino e foi encerrado com a votação das escolas da capital (1ª e 13ª Gerências Regionais de Educação) e Região Norte (10ª Gere).

Os conselhos escolares são órgãos de caráter deliberativo, consultivo, fiscalizador e mobilizador, que auxiliam e acompanham todas as ações referentes à gestão escolar. Compõem os conselhos escolares representantes de quatro segmentos: pais, alunos, professores e funcionários. Esses grupos serão também os com direito a voto no pleito.

“As eleições para os conselhos escolares são muito importantes, pois fortalecem a democracia nas escolas. Por isso, é importante que toda a comunidade escolar se mobilize para participar”, avalia o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.

Participação

Antonina Góes, supervisora de Gestão Compartilhada da Seduc, faz uma avaliação positiva das eleições. “O conselho escolar é fundamental para o bom funcionamento pedagógico, administrativo, financeiro e relacional da escola. Nestes últimos dias, estamos percorrendo as Geres e percebemos como as unidades de ensino se prepararam e se empenharam para este momento”, afirma.

Professor de Química na Escola Estadual José da Silveira Camerino, no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), Abedias Pereira votou nesta quinta-feira. “Toda casa precisa de organização e a escola não é diferente. Fortalecer os conselhos é muito importante para o bom funcionamento de qualquer escola”, disse o professor.

O estudante Fábio Emanuel Araújo, aluno da 1ª série do Ensino Médio da Silveira Camerino, também destacou a importância do pleito. “Aqui temos a oportunidade de eleger nossos representantes e vivenciar a democracia”, declara o jovem.

Prazos

Após as eleições, o novo conselho escolar será empossado em até 15 dias. Os eleitos também terão um prazo de no máximo 40 dias para registrar o conselho em cartório.