A 8ª CineBH – Mostra de Cinema de Belo Horizonte, que acontece entre os dias 16 e 23 de outubro na capital mineira, recebe inscrições para as oficinas culturais gratuitas oferecidas pelo evento. As inscrições devem ser realizadas até as 20h do dia 8 de outubro, pelo site oficial do evento.
Cada interessado poderá se inscrever para apenas uma oficina. Caso o número de inscrições seja superior ao número de vagas, a Universo Produção, que organiza a mostra, fará a seleção de acordo com critérios definidos pela comissão organizadora do evento.
Nesta edição, serão oferecidas nove oficinas para o público: Introdução à elaboração e apresentação de projetos para TV – intensivo; Análise de Estilos Cinematográficos; Masterclass: Perdido e Encontrado; Masterclass: Tag Gallagher; Workshop Documental; Stop-motion como ferramenta didática; O Documentário na TV: Novos Conteúdos & Novas Formas; Masterclass de Roteiro; e Workshop ANCINE – Fundo Setorial do Audiovisual.
O Workshop ANCINE – Fundo Setorial do Audiovisual, ministrado por Felipe Vogas superintendente de Fomento da ANCINE, e Marcos Tavolari, superintendente de Desenvolvimento Econômico da Agência, faz parte do Fórum Internacional de Coprodução Brasil CineMundi.
ANCINE no Brasil CineMundi
Entre os dias 16 e 20 de outubro, a 8ª Mostra CineBH abriga a 5ª edição do Fórum Internacional de Coprodução Brasil CineMundi. O fórum conta, em sua programação, com encontros de coprodução, oficinas e workshops de formação e capacitação, debates e masterclass.
No dia 17, às 11h, a diretora da ANCINE Rosana Alcântara participará do debate inaugural “Mercado audiovisual brasileiro: políticas públicas, avanços e perspectivas”. O debate, que acontece no Palácio das Artes, em Belo Horizonte discutirá as diretrizes, políticas públicas, informações, ações de intercâmbio e cooperação para o desenvolvimento do audiovisual no Brasil e a inserção no mercado internacional. Também participam da mesa Mário Borgneth, Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, e Fernando Dias, Conselheiro Federal da ABPITV. A mediação será do crítico de cinema Pedro Butcher.
O workshop ministrado pelos superintendentes da ANCINE será dividido em duas palestras: no dia 17, às 14h, Felipe Vogas falará sobre as chamadas públicas do programa Brasil de Todas as Telas voltadas para o desenvolvimento de projetos para cinema e televisão, e as parcerias com governos estaduais e municipais que visam a estimular o desenvolvimento regional da produção brasileira. No dia 10, às 9h30, será a vez de Marcos Tavolari discorrer sobre as chamadas públicas do programa voltadas para produção e comercialização de projetos para cinema e televisão. Ambas as palestras serão mediadas por Marco Aurélio Ribeiro, presidente da Associação Curta Minas/ABD-MG e vice-presidente da ABD Nacional.
As inscrições para o seminário estarão abertas a partir do dia 6 de outubro, até o próximo dia 14, no site da Universo Produção. Tanto as oficinas como o seminário oferecem certificado de participação. Clique aqui e confira a programação completa dos seminários do Brasil CineMundi.
Para mais informações, acesse o site da 8ª CineBH – Mostra de Cinema de Belo Horizonte.
