Setenta por cento das chuvas previstas para todo o mês de maio em Penedo, conforme média histórica, caíram sobre o município entre a última sexta-feira (19) e às 10 horas desta segunda, 22 de maio.
O registro pluviométrico é da nova estação meteorológica instalada pela SEMARH Alagoas em Penedo e informa que o volume de chuvas foi de 168,2 milímetros (mm) entre o início do final da semana passada e a manhã de hoje.
O investimento do Governador Paulo Dantas foi realizado em parceria com a gestão Ronaldo Lopes/João Lucas e faz parte da nova rede de monitoramento estadual para alerta de desastres naturais.
O equipamento está situado no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), onde leciona o Professor Doutor em Geografia, Lucas Suassuna Wanderley. A pedido da reportagem da Secom, ele fez o comparativo sobre o volume de chuvas no município.
O acompanhamento em tempo real das variações do clima na nova estação mostram que somente entre a zero hora de hoje (segunda, 22) e às 13 horas, choveu 89,4 mm em Penedo.
Apesar da volume considerável, não houve nenhum registro de deslizamento de barreira ou situação mais grave em Penedo, além dos alagamentos que ocorrem em determinados locais justamente em função das chuvas incessantes.
Vale destacar que o governo Ronaldo Lopes/João Lucas tornou a Defesa Civil órgão permanente na estrutura da administração municipal, o que viabiliza melhores condições de trabalho e de articulação com os governos estadual e federal, assim como como outros setores da Prefeitura de Penedo e as forças de segurança pública.