Presidente Tutmés Airan (ao microfone) com ministro Humberto Martins, em janeiro de 2019, no TJAL
O desembargador Tutmés Airan, presidente do TJAL, afirmou que o ministro Humberto Martins, aclamado o novo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), é motivo de orgulho para todos os alagoanos. “Humberto saiu de um Tribunal pequeno para ser ministro. Tem-se mostrado muito diligente, muito trabalhador”, comentou.
Para Tutmés, o ministro Humberto também se mostrou um “excelente” corregedor nacional da Justiça, cargo pelo qual responderá até assumir o comando do STJ, em agosto. “É de se esperar uma presidência muito interessante. É o coroamento de uma trajetória vitoriosa e de grande competência profissional”, completou Tutmés.
O ministro Humberto Martins, alagoano, foi aclamado o novo presidente do STJ no biênio 2020-2022 em sessão realizada por videoconferência. O ministro Jorge Mussi foi escolhido o novo vice-presidente. Os dois também assumirão o comando do Conselho da Justiça Federal (CFJ).
Eles vão substituir o atual presidente da corte, ministro João Otávio de Noronha, e a vice-presidente, ministra Maria Thereza de Assis Moura, que foi escolhida para o cargo de coorregedor nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O biênio dos atuais dirigentes termina no final de agosto.
Após a aclamação, o ministro Humberto Martins parabenizou Noronha pelo trabalho realizado à frente do Tribunal, especialmente durante o momento de pandemia do novo coronavírus. Humberto afirmou que buscará manter as boas práticas já adotadas no tribunal e que apostará em gestão participativa.
