×

Penedo

6º GBM realiza Projeto “Bombeiro Por Um Dia” em Penedo

O sonho de muitas crianças é ser Bombeiro, mas, enquanto o tempo se encarrega de oferecer o conhecimento necessário até o tão sonhado dia, o 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros, sediado em Penedo, realizou nesta quinta-feira (04), o Projeto “Bombeiro Por Um Dia”, que ofereceu a dezesseis crianças de bairros periféricos da cidade, aulas de segurança, atendimento de urgência, precauções com animais, prevenção de incêndios e dicas de como é o dia a dia de um Bombeiro.

De acordo com o Tenente Goulart que estava responsável pelo acompanhamento das oficinas que aconteceram durante a quinta, a satisfação de poder ofertar as crianças um dia diferente em que todos possam sentir como vive os homens e mulheres do Corpo de Bombeiros é algo que enche de orgulho a corporação. “Ver o sorriso estampado nos rostos dessas crianças nos enche de emoção e nos incentiva a desenvolver ações como essa em outros dias de bombeiro, proporcionando a outras crianças a oportunidade de estarem aqui, já que apenas 16 crianças podem participar por vez do projeto”. disse o Ten. Goulart.

O Projeto “Bombeiro Por Um Dia” foi idealizado pelo Major Luiz Renato de Lima Pedrosa, comandante do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros. Major Luiz Renato é médico e atende na Unidade de Emergência Antonio de Jesus e seleciona as crianças participantes do projeto através de uma parceria com os agentes comunitários de saúde que identifica de forma precisa, crianças que vivem em bairros periféricos do município, principalmente aquelas que moram em áreas de vulnerabilidade. Cabe lembrar que Penedo é o 8º colocado no índice de vulnerabilidade em Alagoas (índice de jovens de 18 a 29 anos excluídos da escola e que não concluíram o ensino fundamental).

Algumas mães que participaram do projeto, acompanhando os filhos, aprovavam e sentiam as mesmas emoções que as crianças. A cada determinação dada ao – 012 – numeração dada a Alex Simão, 06 anos, Dona Saionara Simão afirma que sente como se o filho fosse realmente um homenzinho do Corpo de Bombeiros. “Descer lá de cima de um coqueiro pendurado por uma corda, enfrentando a altura e ainda querer repetir a prática é realmente gostar de desafios”, disse Saionara.

As crianças chegaram no 6º Grupamento por volta das 13 horas onde foram recepcionadas pelos militares / facilitadores das oficinas de Incêndio, Altura, Terrestre e Ordem Unida/Primeiros Socorros. Cada oficina foi preenchida com 4 crianças, sendo levada em consideração a opção da oficina que mais lhe agradava e atraia. A partir das 17 horas as crianças desfilaram pelas ruas da cidade nos carros do Corpo de Bombeiros. As sirenes ligadas chamavam a atenção da comunidade penedense que corria curiosa para se inteirar do que se tratava. Na orla da cidade uma pausa para o lanche, levou diversas pessoas até os carros para saberem do acontecimento. Logo os elogios pela execução do projeto “Bombeiro Por Um Dia” era uma constate pelos que tomavam conhecimento da ação.

O projeto foi encerrado na praça do Conjunto Madre Espírito Santo, onde as mangueiras do caminhão papa-fogo foi ligada para dar um banho e marcar o término do passeio que levou 16 crianças a se emocionarem e deixar aqueles que são acostumados com a adrenalina do dia a dia dar lugar a uma emoção que somente quem participou como facilitador do projeto “Bombeiro Por Um Dia” pôde vivenciar.