Hoje, a carta de apresentação continua sendo essencial na hora de procurar um emprego no serviço público. Mas como escrever uma carta de apresentação de sucesso? Como escrever bem? Como escrever uma boa carta de apresentação? Aqui estão seis dicas para escrever a melhor carta de apresentação.
Quando você responde a uma oferta de emprego, sua carta de apresentação permite que você se promova. Conforme você lê, o recrutador descobre quem você é e seus pontos fortes. Este é o momento de provar a ele que você é o candidato ideal para o cargo. Para fazer isso, primeiro você terá que aprender a escrever bem esta carta assinada e não anonimamente
1. Uma carta de apresentação curta e concisa
O comprimento ideal de uma carta de apresentação não deve exceder uma página. Os recrutadores recebem muitas inscrições e, em média, gastam menos de três minutos em cada uma. Sua carta deve, portanto, ser concisa e agradável de ler. No Word, prefira uma fonte clássica e legível e um layout arejado.
Escreva uma carta de apresentação simples e curta, em vários parágrafos. Em cada um, expresse um elemento-chave de cada vez: as razões pelas quais você está se candidatando à oferta de emprego, experiência profissional, seu know-how e habilidades interpessoais…
Lembre-se também de organizar bem sua carta. Aposte no plano clássico de três partes “você, eu, nós”. O “você” representa o empregador público e suas necessidades, o “eu”, sua experiência e suas habilidades, o “nós”, os frutos de sua futura colaboração.
Por fim, não se esqueça de adaptar o texto de acordo com a oferta de trabalho. Fique atento também aos erros ortográficos.
2. Prenda o recrutador desde o início da carta de apresentação
Uma carta de apresentação de sucesso é uma carta que prende o recrutador desde a primeira linha, especialmente se for uma candidatura espontânea! A introdução é, portanto, essencial. Com um comprimento ideal de duas ou três linhas, deve ser preciso, cortante e dinâmico.
Use verbos no tempo verbal direto, positivo e presente: “eu quero”, “eu gostaria”, “meu objetivo é”. Lembre-se também de desafiar o recrutador: “Você está procurando um X para se juntar à sua estrutura. Minha experiência de X anos dentro de X me leva hoje a entrar em contato com você”.
3. Destaque as expectativas do recrutador
Aproveite a primeira parte do plano de carta de apresentação para mostrar o seu interesse no empregador público (autoridade local, estabelecimento de saúde, administração, etc.).
Direcione seu campo de atuação, suas missões atuais, seu desenvolvimento econômico… Por exemplo:
• Tenho muito interesse em sua especialização em X
• Eu tenho um bom conhecimento de vários softwares de vocês, em particular aqueles destinados a…
• Soube que está a desenvolver o seu serviço de videovigilância, e esta é uma área que me interessa como atestam as minhas experiências anteriores
Proibir frases lisonjeiras e insignificantes. Evite, por exemplo, lembrar a uma autarquia que tem “influência local significativa com X mil habitantes”! Ou para um empregador de hospital que sua instalação tem tantos leitos.
Informe-se sobre o site do recrutador e as redes sociais para apoiar seus comentários. Graças a este trabalho investigativo, você poderá mostrar que compreendeu perfeitamente suas necessidades e que seu perfil corresponde ao cargo.
4. Destaque suas habilidades na carta de apresentação
Nesta segunda parte do plano, é hora de se valorizar. Você deve demonstrar que possui as habilidades apropriadas para o trabalho pretendido por meio de exemplos concretos. Classifique suas experiências profissionais para selecionar aquelas que mostram que você é a pessoa que o recrutador está procurando.
Classifique suas experiências profissionais
Exemplo:
“Tenho uma experiência significativa na área financeira, o que me permite estar operacional para o cargo de gerente de folha de pagamento…”
Você também precisa se destacar de outros candidatos. Você é único, prove! Destaque uma de suas habilidades pessoais ou profissionais que possam despertar a curiosidade do empregador público.
5. Aborde o futuro em sua carta de apresentação
A última parte da carta de apresentação é onde você se projeta e imagina que foi contratado. Sugira o que sua colaboração pode levar, destacando sua visão da posição. Fale sobre suas futuras missões, os elementos que você gostaria de colocar em prática, a maneira como você veria a posição evoluir. Seja dirigindo!
Projete-se na posição
Mostre que você analisou adequadamente a descrição do trabalho e que é capaz de atender a cada necessidade. Não mencione os frutos disso para você (desenvolvimento pessoal), mas apenas para o empregador e os usuários.
6. Conclua bem sua carta de apresentação
Último conselho para uma carta de apresentação bem-sucedida, não se esqueça de cuidar do final da sua carta de apresentação. Primeiro passo, aposte em um pedido de entrevista original. Por exemplo, sugira discutir um tópico específico discutido anteriormente na carta.
Finalmente, conclua com uma fórmula educada clássica. Por exemplo: “Esperando que minha inscrição prenda sua atenção, por favor aceite, Senhora, Senhor, meus sinceros cumprimentos. » Assine sua carta e não hesite em adicionar seu número no final, para incentivar o recrutador a entrar em contato com você novamente.
Tudo o que você precisa fazer é aplicar essas dicas para tornar sua carta de apresentação um sucesso e conseguir uma entrevista de emprego!
