A pandemia pelo COVID-19, as restrições impostas pelos governos e outros diversos eventos que ocorrem em todo o mundo gera uma incerteza sobre o momento correto de investir seu dinheiro para conseguir uma renda extra ou iniciar seus investimentos no mercado financeiro.
Atualmente existem duas formas de investir no mercado financeiro que é a renda fixa e a renda variável. Ambas caminham juntas, entretanto elas variam suas proporções conforme o perfil de investidor e seu objetivo.
Os ativos da renda fixa possuem riscos bem menores que os apresentados pela renda variável, mas não significa risco zero, são ativos nos quais se prevê a rentabilidade quando termine o prazo do investimento. A renda fixa não é uma renda estática, ou seja, não segue o mesmo percentual mês a mês. Como regra geral essa opção de renda é estável por estar atrelada a determinados critérios, como a inflação oficial, juros da taxa básica, IPCA, Selic ou CDI, seguindo critérios e prazos.
Os ativos da renda variável podem ser negociados a partir de R$ 1,00, sendo adquiridos frações ou cotas desses ativos, atraindo investidores novatos bem como negociadores que não querem comprometer uma quantia alta de dinheiro.
Os investimentos realizados no mercado financeiro devem ser declarados a receita todos os anos. As alíquotas e tributos sofrem variações a depender da natureza do investimento.
Trazemos neste artigo algumas opções para iniciar no mercado de investimentos e alcançar uma renda extra e garantir uma aposentadoria mais confortável e tranquila.
FII – Fundos de investimentos imobiliários
Os fundos de investimentos imobiliários vêm ganhando espaço no mercado apresentando diversos graus de riscos, tornando-se uma excelente opção para diversificar seus investimentos. Por se tratar de um fundo, este tem uma pessoa para gerenciar e acompanhar diariamente o mercado. O patrimônio é divido em partes iguais entre os investidores.
Ações
As ações são os ativos mais conhecidos e populares do mercado financeiro, neste tipo de investimento compra-se uma fração de uma determinada empresa, fazendo com que se torne sócio desta. Nesta aplicação tem-se direito ao lucro gerado pelos dividendos quando se revende essa ação. As negociações são realizadas na bolsa de valores.
Contratos de futuro
O contrato de futuro é negociado pela bolsa de valores de determinados produtos com funções diversificadas e características especificas. Nos contratos futuros é possível negociar ativos e commodities para uma data futura, uma das ferramentas utilizadas para avaliar e prever a valorização do investimento ou comportamento do mercado é o macd indicador.
Fundos de investimentos
Assim como o fundo de investimento imobiliário, os fundos de investimentos são administrados por um gestor capacitado e coletivos. Os recursos captados dos cotistas (investidores) são aplicados em diferentes ativos, o gestor pode decidir se investir nas opções mais simples (menor risco) até as que apresentam maior complexidade (maior risco). Sendo ideal tanto para os iniciantes quanto para aqueles com perfil mais agressivo.
Moedas virtuais
Atualmente existem quase 20 mil variedades de criptomoedas para investir, porém a mais popular delas e a Bitcoin. É possível comprar moedas diretamente, bem como utilizar os fundos de criptomoedas, ações de empresas que tenham alguma ligação com as moedas digitais.
Os fundos de criptomoedas funcional igualmente que os fundos imobiliários e os fundos de investimentos, portanto os fundos de criptomoedas são criados por empresas como meio de atrair traders com diferentes perfis e objetivos.
Fundo cambial
Esse tipo de fundo as moedas estrangeiras (dólar e euro) andam de mãos dadas, as moedas estrangeiras não negociadas diretamente, mas sim seus derivativos e ativos. Também é um tipo de fundo que oferece diversificados graus de riscos dependendo da estratégia utilizada pelo administrador do fundo, esse tipo de investimento atrai desde traders iniciantes como os mais experientes por protegerem o ativo da desvalorização da moeda ante ao euro ou ao dólar.
