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5 Passos para criar um logo que você ama

Hoje em dia toda empresa tem um logo. Desde as grandes corporações até as pequenas empresas que atendem apenas cidades pequenas. Isso se tornou uma coisa cultural, especialmente no Brasil. A logo faz parte da identidade da marca. Ela pode dizer o que você e o seu trabalho representam.

Mas aí entra um problema. Uma logomarca se tornou incrivelmente importante hoje em dia e algumas pessoas sentem uma pressão enorme para criar a logo perfeita. Vamos manter as coisas simples e dar cinco passos para você conseguir o logo que ama.

Já adiantamos que para a maioria dos casos, o melhor caminho é procurar por ajuda profissional. Sim, há ferramentas online que você pode usar para tentar criar algo com as próprias mãos, mas, acredite, isso pode ser um processo frustrante. Além disso, obter um design de logo customizado online não é tão difícil assim. Há profissionais que oferecem serviços por preços bem acessíveis hoje em dia. Confira os detalhes a seguir.

1 – Procure por um bom profissional

Há alguns anos, as pessoas tinham que recorrer a agências ou empresas de design sempre que precisavam de uma logo. Hoje em dia, felizmente, as coisas mudaram radicalmente. Há milhares de profissionais que oferecem seus serviços diretamente para os clientes.

Estamos falando dos profissionais freelancers. Eles podem ser encontrados facilmente na internet. Inclusive, há websites específicos onde você encontra freelancers. Estamos falando de plataformas como Fiverr e UpWork.

O legal desses lugares é que você encontra a opinião dos clientes sobre os freelancers. São coisas que não podem ser falsificadas pois sempre que o freelancer faz um trabalho, o cliente tem o direito de deixar sua opinião.

Dessa forma você pode descobrir facilmente se um freelancer é bom ou não. Portanto, nossa primeira recomendação é que você procure por um web design online em alguma plataforma de freelancers.

2 – Descreva o que você quer no logo

Você não pode deixar tudo na mão do web designer, ele não é adivinho. É necessário descrever em detalhes o que você tem em mente para a sua logo. Deixe claro o que a sua empresa faz, qual a sua missão e etc.

Em alguns casos, isso vai ser feito em uma reunião via chamada de vídeo. Cerca de 10 ou 15 minutos conversando com um bom profissional será o bastante para esclarecer tudo. Mas também é possível que o freelancer não esteja disponível para tal reunião.

A alternativa é criar um brief. Estamos falando de um simples documento de texto com uma descrição do que você quer. Também é interessante enviar exemplos de logos que você gosta, se tiver alguma.

3 – Deixe o profissional trabalhar

Se você escolheu um bom profissional, ele fará um bom trabalho. Não faz sentido ficar checando dia após dia se está tudo bem. É claro que um prazo deve ser estabelecido, mas deixe a pessoa que você contratou à vontade para fazer o trabalho.

Note que é legal deixar claro para o web designer que você está disponível para esclarecer qualquer dúvida ou ajudar de qualquer forma. Comunicação é chave para lidar com um freelancer.

4 – Não tenha medo de mudar radicalmente

Você não é obrigado a aceitar o primeiro logo que te entregam. A maioria dos freelancers vão oferecer revisões para os clientes. É claro que você deve descrever em detalhes o que você quer para que uma revisão não seja necessária.

Também não há problemas em usar um logo que você não acha ideal ainda. Grandes marcas já mudaram alguns detalhes de seus logos com o passar do tempo e você tem o direito de fazer o mesmo.

5 – Use uma ferramenta de criação de logo grátis se for preciso

Se o seu orçamento não permite a contratação de um profissional, há ferramentas online que podem te ajudar. O resultado não é garantido e o processo de criação pode ser bem frustrante. Além disso, se o seu orçamento está apertado, talvez seja hora de se concentrar em outras coisas e deixar o logo para outro momento.

Considerações finais

Bom, seguindo as nossas dicas você provavelmente vai chegar em um bom logo. Lembre-se, copiar não é legal e pode sujar a sua imagem e a imagem da sua empresa.