×

Penedo

40 novos soldados se apresentam ao comando do 11º Batalhão de Polícia Militar de Penedo

Com o reforço, o município vai ganhar por dia, mais uma equipe da Rádio Patrulha (RP) e três motos da Rocam

A partir desta semana, o 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), baseado em Penedo, responsável pela área de abrangência que compreende os municípios de Coruripe, Litoral Sul de Alagoas e São Braz, Baixo São Francisco, passa a contar com o reforço de 40 novos soldados para o enfrentamento ao crime.

A apresentação oficial dos novos praças estava marcada para acontecer no BPM, localizado na Avenida Getúlio Vargas. Mas, devido a forte chuva que caiu durante toda a manhã desta quarta-feira (21), teve que ser transferida para o auditório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Penedo.

Conduzida pelo major Joanilson Sampaio, comandante local, os PM’s puderam conhecer um pouco da realidade da região, também exposta pelos demais oficiais da corporação que destacam no BPM.

“Há muitos anos que não se via uma turma tão jovem designada para a cidade. Com o reforço, as ruas vão ganhar mais uma equipe diária da Rádio Patrulha (RP) e três viaturas da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM), das 09hrs, às 20hrs. Agora, quem for para as motocicletas, não pensem que apenas vão passear. Quero trabalho, ostensividade e a polícia perto da comunidade”, avisou o major.

Reforço 11º BPM

– 20 para a sede do Batalhão que é Penedo;
– 06 para a 3ª CIA de Porto Real do Colégio;
– 14 para a 2ª CIA de Coruripe;
– Total 40, sendo 3 mulheres e 37 homens.

Roberto Miranda - aquiacontece.com.brPM cidadã

Durante a apresentação, o comandante do 11º BPM foi enfático ao falar da polícia cidadã. “Vocês estão prontos para às ruas. Agora, não quero uma polícia truculenta, agressiva. Vocês vão ficar perto da comunidade. Ministrar palestras em escolas, falar duas suas experiências, alertar sobre os perigos das drogas, sempre que houver o chamado. A comunidade precisa acreditar na polícia, que todos estão protegidos. Respeitem o cidadão, e os atendam com educação. Todos vocês estão chegando para contribuir com a mudança de uma realidade que foi iniciada. Agora, lembrem-se, não quero super-heróis. Haja com cautela e muito cuidado com o dedo nervoso”, observou o oficial Joanilson Sampaio.

Posto em prática na 2ª semana de junho

Ainda na apresentação, uma triagem prévia foi conduzida pelo tenente Marcos Antônio. O oficial é um dos instrutores do Curso Especializado para Condutores de Veículos de Emergência. Momento que foi levantada à categoria de habilitação e quantos possuem. A classificação também será usado na escolha e testes para os novos militares que vão fazer parte da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM).

“Às aulas começam na próxima segunda-feira (26). Inclusive, já dispomos das motos. O curso para a Rocam será ministrado pelo tenente Almeida. E se tudo acontecer como planejado, na segunda semana de junho, três viaturas estarão em patrulhamento ostensivo por todo o município de Penedo, das 09hrs, às 20hrs. Em seguida, os militares fecham o turno reforçando o Pelotão de Operações Especiais (Pelopes). O Estado Maior da PM orienta que a noite, os militares passem para automóveis, até por segurança”, pontuou o comandante de Penedo.

Roberto Miranda - aquiacontece.com.brNa tropa dos 40, uma mulher é o número 1

De menina, só o sorriso e o aparelho ortodôntico. Porque nas palavras, é dura e tem convicção do que quer, e pretende fazer pela sua cidade. Entre os 40 que chegaram, sete possuem naturalidade de registro em Penedo. E, um dos novos soldados, têm 23 anos e se chama Dayse Caroline Souza Lins. A jovem praça é o número 1 da nova tropa. O quer dizer: que a soldado no Curso de Formação de Praças, foi a que melhor teve desempenho, melhores notas, entre os que se apresentaram hoje (21).

“A Polícia Militar não é um trabalho individual. Mas sim, coletivo. Então, espero contribuir com a minha atividade fim. Diminuir os índices de criminalidade, bem como, também preveni-los na cidade.”

Sejam bem vindos

O militarismo é rígido sim, e requer respeito hierárquico. Um soldado se dirigiu a um dos oficiais sem se levantar, sentado na cadeira que estava. Foi chamado a atenção em meio aos colegas de farda, servindo de exemplo sobre o que quer dizer, oficialato e hierarquia.

Mas, apesar de tudo, a apresentação encerrou com um momento de descontração, uma espécie de sejam bem vindos, batismo. Todos foram ‘convidados’ pelo sub-comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o capitão Eduardo Alex da Silva, a pagar flexão de braços. O oficial ainda desafiou quem faria com um braço apenas. Dos 40 novos praças, apenas um deles, o acompanhou.

Os PM’s foram recepcionados pelo comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o major Joanilson Sampaio, pelo sub-comandante, o capitão Eduardo Alex da Silva. E os tenentes, Sanches, Marcos Antônio e Adaildo. Além do sub-oficial Assis.