Que o mundo hoje é dependente de tecnologia é algo óbvio – basta parar para pensar em nossas vidas mesmo, sem grandes devaneios, como você se sente quando esquece o celular em casa, por exemplo? Ou ainda, como fica sua produtividade caso não tenha internet em casa ou no trabalho? Mais do que nunca, a forma como nos relacionamos com o mundo e com os outros é mediada pela tecnologia, o que na maior parte do tempo nos traz benefícios inimagináveis há alguns anos.
E é nestes benefícios que iremos focar ao longo deste texto, ao discutir quatro das tecnologias que mais vêm trazendo vantagens e benefícios competitivos para empresas e setores de negócios em geral.
Abordagem dedicada ao mobile
Hoje os celulares são mais do que simples telefones – são vários aparelhos em um só. Nós os utilizamos para fins de entretenimento, trabalho, comunicação, virtualmente qualquer coisa que você possa imaginar, e isso também chegou nas empresas. Hoje é possível fazer o controle de estoque de uma grande varejista com um tablet munido do software adequado, por exemplo.
Mas para além disso, o mobile também é essencial quando falamos do consumidor final – cada vez mais pessoas usam seus celulares para fazerem compras, buscarem informações sobre a sua empresa, compartilhar suas experiências com amigos, conhecidos e a internet como um todo. Com o crescimento deste canal, a sua empresa deve estar preparada para atender ao cliente onde ele estiver e como ele quiser, e ter um site compatível com dispositivos móveis é só o começo disso.
A internet na forma como nos comunicamos e compartilhamos informações
Na esteira dos dispositivos móveis, que começaram como aparelhos criados essencialmente para comunicação, podemos começar a pensar na forma como nos comunicamos – afetada grandemente pela tecnologia, afinal, com a rapidez da internet, não faltam opções de comunicação para uma empresa, interna ou externa.
Blogs de cassino, mídias sociais e muito mais
Podemos pensar em plataformas como Microsoft Teams, Skype, Zoom, dentre outras, como meios de comunicação entre diferentes equipes dentro de uma empresa. Já do lado do cliente, temos redes sociais, chats online com atendentes, blogs, dentre outras formas de se obter informação e dialogar diretamente com a empresa. Blogs são uma excelente forma de divulgar informações a respeito do seu negócio ou do seu setor, como no caso deste blog de cassino e jogos online, que reúne informações sobre esta indústria – se for de seu interesse, aproveite e confira os melhores cassinos no Brasil.
Compras assistidas por tecnologia
Como já discutido anteriormente neste texto, a tecnologia cada vez mais faz parte do nosso cotidiano – e isso se reflete na forma como consumimos bens e produtos, especialmente a maneira como pagamos por estes. Muitos cartões de crédito hoje contam com tecnologia de pagamento sem contato, por exemplo, em que só é necessário aproximar o cartão de um terminal para realizar o pagamento.
Essa tendência se estendeu também a dispositivos móveis e hoje contamos com carteiras virtuais, por exemplo, mas a experiência de compras não se limita somente à forma como pagamentos por determinado produto ou serviço – não é incomum grandes redes de supermercados oferecerem sistemas de autoatendimento para clientes que buscam evitar filas e que, apesar do investimento inicial, pode refletir em menores custos com pessoal.
Operações na nuvem
Se você é remotamente interessado em tecnologia, já ouviu falar na nuvem, e não é para menos – aplicações e tecnologias de operação na nuvem vêm mudando a forma como negócios operam. A palavra-chave, nesse caso, é acessibilidade: poder acessar o que precisar e quando quiser, de onde quiser.
O uso de tecnologias na nuvem possibilita o compartilhamento seguro de informações privadas, o que por si só pode levar a maior eficiência nas operações corporativas. Uma das aplicações mais óbvias deste tipo de tecnologia, é a forma como muitas empresas cada vez mais adotam um regime de trabalho remoto – tema este que poderia render um outro artigo dedicado por si só, afinal, não há mais necessidade de todos os funcionários de determinada empresa operarem do mesmo escritório, já que tudo aquilo que precisam para desempenhar suas funções está disponível de qualquer lugar.
Conclusão
Algumas destas inovações já fazem parte do vocabulário de sua empresa? O que falta para você adotar estas tecnologias para promover maior comodidade o para o seu negócio e também para os seus clientes? Vivemos um período fértil em que as inovações surgem a todo momento, e quem não acompanhar o ritmo de como o mercado vem se organizando pode acabar sendo deixado para trás, independente da qualidade do serviço ou produto que oferece, afinal, mais do que nunca se busca a eficiência e o cliente também clama por conveniência. O que impede você de abraçar novas tecnologias hoje mesmo?